Lançamento

Por que o remake de Matador de Aluguel gera tanta controvérsia?

O remake de Matador de Aluguel com Jake Gyllenhaal está enfrentando duas grandes controvérsias antes de seu lançamento, o que poderia acabar impactando a recepção do filme

Jake Gyllenhaal no pôster de Matador de Aluguel
Jake Gyllenhaal no pôster de Matador de Aluguel

O remake de Matador de Aluguel de 2024 já está enfrentando duas grandes controvérsias antes de seu lançamento, e são questões muito diferentes que podem ou não acabar afetando o filme.

O mais recente filme a entrar na tendência de remakes é Matador de Aluguel, o filme de ação de 1989 dirigido por Rowdy Herrington e estrelado por Patrick Swayze como o segurança profissional James Dalton.

Após uma sequência fracassada lançada diretamente em vídeo em 2006, Matador de Aluguel está retornando à vida com um remake dirigido por Doug Liman e estrelado por Jake Gyllenhaal como Elwood Dalton.

O remake de Matador de Aluguel segue Elwood, um ex-lutador peso médio do UFC que consegue um emprego como segurança em um roadhouse nas Florida Keys.

As habilidades de Elwood são necessárias, já que o local tem atraído as pessoas erradas, mas assim que ele chega lá, ele rapidamente percebe que não é o paraíso que parecia ser e que na verdade é um lugar perigoso e violento. Matador de Aluguel também conta com os talentos de Daniela Melchior, Conor McGregor, Billy Magnussen e Jessica Williams, e será lançado no Prime Video em 21 de março de 2024, mas já está envolvido em controvérsias.

Por que o lançamento no streaming de Matador de Aluguel é controverso?

Em janeiro de 2024, Doug Liman publicou um editorial explicando por que boicotará a estreia de seu remake de Matador de Aluguel. Liman explicou que a Amazon optou por não lançar Matador de Aluguel nos cinemas após comprar a MGM, tornando-se a Amazon MGM Studios. Liman expressou suas preocupações sobre o impacto de pular os lançamentos nos cinemas em favor dos lançamentos em streaming, dizendo que “se não colocarmos filmes de grande orçamento nos cinemas, não haverá cinemas no futuro”. Segundo Liman, Matador de Aluguel foi feito para a tela grande e é um filme que o público quer ver nos cinemas.

Liman acrescentou que, sem cinemas, não haverá grandes sucessos de bilheteria que são o incentivo para os estúdios “arriscarem em filmes originais e novos diretores”, e sem filmes sendo lançados nos cinemas, não haverá “receita entrando”. Por causa disso, Liman não planeja comparecer à estreia de Matador de Aluguel no SXWS em 8 de março de 2024. Em fevereiro de 2024, um relatório da Variety detalhou o que aconteceu nos bastidores de Matador de Aluguel que levou ao seu lançamento em streaming.

Segundo o relatório, Matador de Aluguel foi apresentado à MGM, mas após a Amazon comprar a empresa, Liman e Gyllenhaal foram oferecidos um orçamento de US$ 60 milhões e um lançamento nos cinemas ou um orçamento de US$ 85 milhões para um lançamento em streaming, e ambos concordaram com este último. Dias depois, Gyllenhaal falou sobre o que aconteceu com a Amazon, Liman e o lançamento em streaming de Matador de Aluguel, afirmando que, embora adora a tenacidade de Liman e acredite que ele está defendendo os cineastas, o cinema e os lançamentos nos cinemas, a Amazon foi muito clara sobre Matador de Aluguel ser um lançamento em streaming, e ele quer que o máximo de pessoas possível o vejam.

Explicação do processo de Remake Matador de Aluguel e alegações de IA

R. Lance Hill está processando a MGM por violação de direitos autorais e alega que o estúdio usou inteligência artificial para replicar as vozes dos atores durante a greve dos atores de Hollywood de 2023.

O boicote de Liman ao seu próprio filme não é a única controvérsia que Matador de Aluguel está enfrentando antes de seu lançamento. Apenas um dia após os comentários de Gyllenhaal sobre o que aconteceu com a Amazon, Liman e o plano de lançamento do filme, Matador de Aluguel agora está enfrentando um processo movido por R. Lance Hill, o roteirista original da versão de 1989. Hill está processando a MGM por violação de direitos autorais, alegando que o estúdio ignorou sua capacidade de reivindicar os direitos de seu roteiro de 1986. Hill alega que ele apresentou uma petição ao Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos em 2021 solicitando que os direitos autorais fossem devolvidos a ele após a reivindicação da United Artists expirar em novembro de 2023.

Além disso, Hill alega que não apenas a Amazon ignorou suas reivindicações e seguiu em frente com o remake de Matador de Aluguel, mas que o estúdio usou inteligência artificial para replicar as vozes dos atores para dublagem durante a greve do SAG de 2023, para que o filme pudesse ser concluído antes de seu prazo. As acusações de Hill estão relacionadas à demissão do produtor Joe Silver em novembro de 2023 por abuso verbal, com a Variety relatando que Silver foi penalizado por levantar preocupações sobre o uso de IA pela Amazon para concluir Matador de Aluguel, algo que a Amazon posteriormente negou.

A WGA concedeu a Hill um reconhecimento de história pelo no remake de Liman e o crédito “Baseado no filme Matador de Aluguel, Roteiro de David Lee Henry e Hilary Henkin, História de David Lee Henry”, mas o processo de Hill busca um alívio declaratório e bloquear a distribuição do filme. A Amazon negou firmemente as acusações de Hill, afirmando que o processo é “completamente sem mérito” e as alegações são “categoricamente falsas”, já que Matador de Aluguel não usou IA no lugar das vozes dos atores.

O Remake de Matador de Aluguel será impactado por suas controvérsias?

As polêmicas em torno de Matador de Aluguel podem não afetar muito o filme e sua recepção. Se a Amazon foi clara como Gyllenhaal diz ou não, como afirma Liman, a decisão de streaming pode ser frustrante, especialmente porque filmes de ação como Matador de Aluguel são frequentemente melhor apreciados nos cinemas, mas o filme também pode ser bastante popular na plataforma. Todo o drama em torno do lançamento em streaming de Matador de Aluguel e do processo de Hill pode fazer com que os espectadores percam o interesse nele, mas, ao mesmo tempo, pode atrair mais atenção para o projeto.

No final, Matador de Aluguel tem mais a seu favor do que contra. O trailer foi bem recebido pelo público, com elogios às cenas de ação mostradas nele, e há muito interesse em ver Conor McGregor interpretar o antagonista Knox. Matador de Aluguel está a caminho de ser um lançamento popular no Prime Video, apesar de todas as controvérsias pelas quais já passou.

Matador de Aluguel está disponível no Prime Video.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.