O filme O Exame (Exam. Hong Kong, 2009, disponível na Amazon Prime Video) é considerado por alguns como “absurdamente inteligente” e por outros como “chato”. Esse filme, com elenco desconhecido, polariza opiniões.
O longa é uma metáfora provocante sobre processos seletivos.
Ambientado na etapa final de seleção para um cargo importante em uma grande corporação, oito candidatos se encontram em uma sala pouco iluminada, com paredes, mesas e cadeiras escuras.
Cada candidato recebe um lápis e uma folha de papel com a palavra “CANDIDATE” e seu respectivo número. A tensão é palpável desde o momento em que os candidatos se preparam para sair de casa. A presença do representante da empresa, chamado Vigilante, intensifica a ansiedade.
Ele informa que o sofrimento é necessário para quem deseja sobreviver no emprego. As regras são claras e rígidas: responder a uma única pergunta corretamente, sem sair da sala, se comunicar com o Vigilante ou o guarda armado, ou estragar o papel, mesmo que acidentalmente.
O Vigilante aciona o cronômetro, dando aos candidatos 80 minutos para responder a pergunta que determinará os próximos 80 anos de suas vidas. A pressão sobre os candidatos é imensa, e eles começam a questionar internamente o que fazer.
Esses momentos iniciais desencadeiam uma série de eventos imprevisíveis que mantêm o espectador em suspense. O Exame levanta questões pertinentes sobre os processos seletivos da vida real, destacando a tensão e as exigências muitas vezes absurdas impostas tanto por empresas quanto pelos candidatos.
A crescente necessidade das empresas de encontrar profissionais com perfis específicos muitas vezes entra em conflito com o desejo dos candidatos de serem avaliados de maneira justa e respeitosa. A trama é envolvente e esconde muitos detalhes importantes nas falas dos personagens.
Mistério na entrevista de emprego
O ambiente e o tempo em que a história se passa são incertos, assim como a natureza do cargo disputado.
Esse mistério convida o espectador a se envolver e refletir sobre os métodos de seleção e suas implicações.
Dirigido por Stuart Hazeldine e estrelado por Adar Beck, Gemma Chan e Natalie Cox, O Exame é um estudo fascinante sobre até onde alguém iria para conseguir o emprego dos seus sonhos. É uma reflexão sobre as pressões e dilemas enfrentados em processos seletivos rigorosos.
O Exame está disponível no Prime Video.