Uma das séries procedurais mais famosas de todos os tempos, Criminal Minds tem inúmeros fãs espalhados pelo mundo todo. Nas redes sociais, parte dos espectadores critica a maneira como a série retrata as forças policiais. A discussão, é claro, causa grande polêmica!
A produção chegou ao fim há cerca de 3 anos, e logo após o desfecho, começaram as especulações sobre um potencial revival – que foi confirmado em 2021.
Batizado de Criminal Minds: Evolution, o revival lançou sua 1ª temporada entre o final de 2022 e o início deste ano. Os próximos episódios ainda não têm previsão de estreia.
Confira abaixo porque os fãs de Criminal Minds estão cansados da maneira como a série retrata os policiais! (via Looper)
Fãs se sentem mal pelos policiais de Criminal Minds
Desde sua estreia original, Criminal Minds mudou para o estilo das séries policiais (e de investigação criminal) na TV americana.
Em tramas que, na maioria das vezes, seguem a mesma fórmula, a produção acaba utilizado clichês ultrapassados na abordagem de algumas temáticas. A maneira como a série caracteriza as forças policiais, por exemplo, é alvo de críticas por parte dos fãs.
“Todas as estações policiais esperam que a BAU resolva os casos sozinha! E os policiais só ficam anotando informações sobre o perfil dos criminosos, tudo isso para nada”, disse um fã de Criminal Minds em uma thread do Reddit.
Na postagem em questão, muitos fãs concordam: a maneira como Criminal Minds caracteriza os policiais, principalmente os de cidades pequenas, é um tanto quanto “problemática”.
Em Criminal Minds, os agentes da polícia são, no mínimo, irrelevantes. Em alguns casos, são até mesmo incompetentes, protagonizando erros que prejudicam a condução dos casos.
“Isso sempre me incomodou! Faz sentido pensar que, pelo menos uma vez, os policiais conseguiriam resolver os crimes sozinhos”, comentou outro fã.
Porém, este não é um consenso entre os fãs de Criminal Minds. Na mesma postagem, outros espectadores da série dizem que a caracterização dos policiais faz todo o sentido.
Afinal de contas, na vida real, existem inúmeros casos nos quais as forças policiais mais prejudicam do que ajudam na resolução de crimes.
“Adoro os episódios que eles (os agentes da BAU) vão a cidades pequenas apenas para descobrir que, de alguma forma, a polícia destruiu a cena do crime. Fica ainda melhor quando os policiais não acreditam no perfil dos criminosos”, diz outra espectadora.
Seja como for, a maneira contínua como Criminal Minds “desrespeita” os policiais continua a incomodar parte dos fãs da série. “Eles fazem isso em todos os episódios!”, queixa-se outro fã.
No Brasil, Criminal Minds está disponível na plataforma Star+.