A temporada de premiações segue a todo vapor e com o Oscar marcado para março, muitos correm atrás dos filmes indicados. Um deles está disponível no Star+. Vamos conhecer Flamin’ Hot – O Sabor que Mudou a História.
O longa-metragem segue a história real apresentada no livro de memórias de Richard Montañez. Depois de uma vida de pequenos crimes e problemas, Richard se estabelece com sua família e consegue um emprego como faxineiro na fábrica da Frito-Lay. Quando as vendas da empresa começam a despencar, os trabalhadores de nível inferior correm o risco de perder seus empregos.
Essa ameaça, combinada com o desafio da gerência para que alguém crie um novo produto para melhorar as vendas, inspira Richard a pensar mais alto. Seu momento de revelação ocorre quando ele está comendo comida mexicana com seus filhos, e percebe que um alimento apimentado semelhante poderia ser levado aos mercados americanos.
Com essa ideia, Richard estuda e se prepara para fazer sua apresentação ao comitê executivo. Sua proposta é muito bem aceita e, em pouco tempo, os Flamin’ Hot Cheetos estão nas prateleiras dos Estados Unidos, enquanto Richard sobe rapidamente na escada corporativa da Frito-Lay.
É uma história comovente sobre dar uma chance e confiar em si mesmo. Embora todos saibam como o filme termina, com Richard celebrado e os Flamin’ Hot Cheetos onipresentes, o caminho sinuoso para chegar lá é uma visão fascinante das práticas corporativas americanas e um vislumbre inspirador dos esforços de um homem para alcançar o sucesso.
Por mais divertida e inspiradora que seja a história de Flamin’ Hot, foi revelado que Lynne Greenfeld, uma funcionária júnior da Frito-Lay, foi na verdade a pessoa responsável pela criação dos Cheetos Flamin’ Hot. Greenfeld entrou em contato com a Frito-Lay em 2018 depois de ouvir falar de Montañez e, após algumas pesquisas internas, a empresa divulgou uma declaração afirmando que Montañez não inventou o salgadinho, embora tenha apreciado seu tempo na empresa.
Montañez não respondeu a essas acusações, mas continua a contar sua história, até mesmo lançando um segundo livro de memórias em 2021.
O elenco de Flamin’ Hot
Jesse Garcia estrela em Flamin’ Hot como Richard Montañez, o personagem da vida real e autor do livro de memórias. Garcia é mais conhecido por seu trabalho no premiado filme Meus Quinze Anos e por seu papel recorrente em Narcos: México como Sal Orozco.
Annie Gonzalez, que interpreta a esposa de Richard, tem um papel recorrente em Gentefied, da Netflix, e também aparece em um episódio de Shameless.
No papel do amigo de Richard, Clarence Baker, está Dennis Haysbert, mais conhecido por interpretar Deus em Lúcifer. Completando o elenco principal está Tony Shalhoub, de Monk e A Maravilhosa Sra. Maisel, como o CEO da PepsiCo na vida real, Roger Enrico.
O elenco de apoio de Flamin’ Hot inclui Emilio Rivera como Vacho Montañez. Rivera é mais conhecido por interpretar Marcus Álvarez em Sons of Anarchy e Mayans M.C.
Flamin’ Hot concorre ao prêmio de Melhor Canção Original no Oscar 2024, por The Fire Inside. O filme está disponível no Star+.