Streaming

Star Wars 9 revela que Palpatine na verdade é [SPOILER]

Uma das reviravoltas mais surpreendentes de Star Wars: A Ascensão Skywalker também pode ter sido uma de suas sutis mudanças no cânone de Star Wars, pois o Imperador Palpatine destrói totalmente nossa concepção da Regra de Dois, sugerindo que ele é realmente o espírito de Darth Plagueis e todo o passado Sith antes dele, dizendo para Rey para matá-lo com raiva, para que ele possa habitar seu corpo.

Não é a primeira vez que Palpatine diz a alguém para matá-lo com raiva, pois disse a mesma coisa para Luke em Star Wars: O Retorno de Jedi, e agora sabemos o porquê, e a resposta remonta à cena dos prelúdios favorita de todos: tragédia de Darth Plagueis, o Sábio. Como Palpatine está tentando Anakin para o lado sombrio, ele o atrai com a promessa dos poderes de salvar as pessoas da morte, particularmente Padme.

Na lenda dos Sith, Plagueis aprendeu a manipular Midi-chlorians e criar ou preservar a vida. Palpatine ri da ironia dessa descoberta, pois ele diz que Plagueis não pôde se salvar porque seu aprendiz o matou enquanto dormia.

Embora graças a essa nova revelação em Star Wars: A Ascensão Skywalker, a ironia de que Palpatine fala seja o fato de que o espírito de Plagueis possuiu seu aprendiz quando ele morreu. Esse aprendiz teria sido Darth Sidious, também conhecido como Sheev Palpatine.

A Ascensão Skywalker recontextualiza a Regra de Dois

O maior impacto dessa nova informação é que ela revela que a Regra de Dois era uma mentira. Ela sempre posicionou o aprendiz superando seu mestre, mas agora sabemos que era realmente o mestre que roubava o corpo do aprendiz.

A natureza egoísta e dominadora dos Sith os impediu de se render à Força para passar adiante e se tornar fantasmas da Força, então essa parece ser sua tentativa alternativa de imortalidade.

A Regra de Dois foi estabelecida pela primeira vez por Darth Bane depois que os Sith quase se extinguiram devido a disputas internas durante a Guerra de Jedi e Sith milhares de anos antes de Star Wars. A mentira de que o aprendiz está tomando o lugar do mestre teria permitido que os mestres procurassem aprendizes poderosos sem medo de realmente perder seu poder, usando a natureza egoísta dos Sith contra si mesmos, de modo que, quando atacassem seu mestre, eles realmente só estendiam a vida do mestre.

O corpo de Palpatine foi tomado por um Sith muito mais velho

Se a essência do Mestre Sith assume o aprendiz a cada ciclo da Regra de Dois, isso significaria que Darth Bane passou sua essência de geração em geração, e, portanto, é mais do que provável que o próprio Palpatine seja Darth Bane. Ele indica que pode realmente ser uma amálgama de todos os Sith anteriores, mas com base nas palavras de Palpatine para Rey, sugerindo que tomaria seu corpo, Bane parece estar no topo.

A única ressalva é se um aprendiz de Sith foi ou não inteligente o suficiente para decifrar os truques da Regra de Dois e reverter esse destino. Palpatine diz que a ironia de Darth Plagueis é que seu aprendiz o matou durante o sono, impedindo-o de usar o poder.

O contexto aqui pode trair sua intenção, pois ele espera fazer de Anakin seu próprio aprendiz, para que não faça sentido que ele revele a falha fatal na Regra de Dois. A explicação mais lógica é que Palpatine estava plantando uma semente em Anakin para a eventualidade de que, depois que ele se tornasse aprendiz de Palpatine, tentaria derrubar seu mestre.

A reviravolta da Regra de Dois revela o plano final de Palpatine

Muito foi feito sobre o verdadeiro plano de Palpatine. Ele realiza experimentos misteriosos, pesquisa de novas tecnologias, explora novas regiões do espaço e descobre artefatos antigos há pelo menos décadas.

Muito disso culminou na batalha de Exegol, em Star Wars: A Ascensão Skywalker, mas isso pode ter sido um recuo, pois ele quase realizou um plano muito mais desonesto – se tornar o escolhido.

Palpatine começou a preparar Anakin Skywalker desde o dia em que o conheceu, planejando um sentimento de orgulho nele e semeando desconfiança contra os Jedi. Eventualmente, ele transformaria Anakin em seu aprendiz, presumivelmente com a intenção de um dia se tornar ele e reivindicar seu poder como seu.

Como Anakin foi o escolhido, não está claro quais seriam as implicações dessa ação ou como a Força reagiria para tentar manter o equilíbrio contra Palpatine, mas reivindicar o poder de Anakin por si próprio certamente pareceria um xeque-mate no resto da galáxia.

Em vez disso, Obi-Wan Kenobi derrotou Anakin em Mustafar, diminuindo seu potencial. Enquanto o Vader mecânico ainda era um Sith poderoso e um executor digno de Palpatine, seu corpo estava tão danificado que tinha pouco valor para o Mestre Sith.

Ele começou a procurar aprendizes alternativos, como mostrado nos quadrinhos Vader de Kieron Gillen. Eventualmente, uma solução ainda melhor se apresentou – Luke Skywalker.

Na segunda Estrela da Morte, Palpatine também tentou Luke para derrubá-lo com toda a sua raiva, apenas para ser parado por Darth Vader.

Palpatine esperava que Luke derrotasse Vader e permanecesse ao seu lado, fornecendo um novo aprendiz digno para um dia consumir como parte da Regra de Dois, mas Luke largou o sabre e se recusou a lutar. Vader jogou Palpatine no poço do reator como um ato de sacrifício, quebrando a cadeia da Regra de Dois.

Obviamente, Palpatine consegue outra chance com sua própria neta e uma terceira geração de Skywalker em Star Wars: A Ascensão Skywalker com Rey e Ben, mas ela é capaz de superá-lo para usar os sabres de luz de Luke e Leia Skywalker para ativar seu próprio raio de Força, matando-o sem lhe dar uma maneira de viver novamente.

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.

Sair da versão mobile