Streaming

Tenet: Por que Nolan vai explodir sua mente de novo no filme com Pattinson

Tenet, de Christopher Nolan, gira em torno da ideia de inversão do tempo, ou mais claramente, a reversão do tempo, que é a abordagem mais ambiciosa do diretor no cenário de filmes de ficção científica das viagens no tempo até hoje. Tenet, que Nolan escreveu e dirigiu, é ambientado no mundo da espionagem, embora grande parte de seu pré-lançamento tenha sido envolto em segredo.

Além de seu impressionante elenco, liderado por John David Washington, cujo personagem é até agora conhecido apenas como Protagonista, pouco se sabe sobre o filme, e os dois trailers não revelaram muito.

O principal impulso da narrativa é a luta para salvar o mundo inteiro, com uma possível Terceira Guerra Mundial no horizonte – e o Protagonista de Washington é o encarregado de evitá-la, embora tudo o que ele tenha recebido para continuar seja a palavra “Tenet”. Com a ajuda de Robert Pattinson, ele precisa descobrir os segredos do que está acontecendo – de alguma forma misteriosamente conectados a um indivíduo russo – e como usar a mecânica de viagens no tempo de Tenet para garantir a sobrevivência da humanidade.

Como se tornou típico nos filmes de Christopher Nolan, a maneira como o tempo se relaciona com a história de maneira tão intrínseca é um dos maiores ganchos de Tenet e garante que ele se destaque de qualquer outro filme de espionagem antes dele. Aqui está o que é a inversão e a reversão do tempo em Tenet, como funciona e como isso será fator na narrativa sinuosa do filme.

O que é inversão e reversão de tempo

Em vez da ideia relativamente mais direta de viagem no tempo vista em filmes semelhantes, em que os personagens realmente se movem para trás ou para a frente no tempo e o público os segue nessa jornada, Tenet está usando a inversão ou reversão de tempo. Essa é uma abordagem bastante diferente e uma distinção importante, porque a viagem no tempo ainda segue as regras gerais da física, pelo menos na medida em que permanece uma causa e efeito em toda ação.

A inversão do tempo, no entanto, como o nome do filme deixa claro, inverte ou reverte isso, com eventos, movimentos e o próprio tempo se movendo para trás em vez de para frente. Isso significa que, em vez de causa e efeito, o que será mostrado é mais como efeito e depois causa.

O palíndromo Tenet também diz ao público que o que também está sendo usado aqui é a ideia de uma invariância de inversão de tempo, que é onde os eventos podem ocorrer da mesma maneira para a frente ou para trás, e é difícil dizer qual deles você está assistindo. A cena em que Washington e Pattinson escalam um prédio, por exemplo, é um exemplo possível: começa com eles no chão e depois avançam para cima, mas é possível ver a cena como se também estivessem descendo.

A questão de como o tempo está progredindo e em que ordem os eventos estão acontecendo é definida como outro elemento central da abordagem de contar histórias de Tenet.

Como funciona a inversão no universo de Tenet

No segundo trailer de Tenet, existem alguns exemplos claros de inversão e reversão do tempo em jogo: o carro virando, os buracos de bala, o protagonista de Washington “disparando” a arma, com a bala voltando para a câmara. Além de dar um significado totalmente novo ao termo “tempo da bala”, as sequências também oferecem algumas pistas sobre como a técnica será usada em Tenet.

A maior vantagem nesse sentido é a presença de uma luva verde usada por Washington quando ele está interagindo com objetos que se revertem no tempo. A mecânica exata da luva não é clara, mas seu uso no trailer revela que é uma parte necessária para controlar a reversão do tempo, pois é usado para interagir com os objetos nas bandejas, e Washington também o usa ao disparar a arma.

Provavelmente, quando a luva, um objeto de viagem no tempo invertido, é usada com outro objeto invertido, é assim que o tempo ou o item em questão – como uma bala – se move ao contrário.

No entanto, a luva não explica tudo tudo em Tenet – já que ainda existem outros momentos, como o carro ou os buracos de bala, onde não há sinal claro disso e certos momentos que parecem estar fora de sincronia. Isso sugere que, embora seja possível controlar a inversão do tempo, também está afetando a realidade em uma escala maior, à medida que o tempo flui de maneira diferente para os eventos que estão acontecendo: por exemplo, os buracos de bala são descobertos hoje, mas os tiros não serão disparados até amanhã, então o futuro (o efeito) afeta o passado (a causa).

Dada a ideia da Terceira Guerra Mundial, o poder do tempo é algo que pode ser armado, e o Protagonista de Washington é quem pode impedir que isso aconteça.

Tudo isso está ligado ao modo como Washington e sua equipe, incluindo Pattinson, estão usando a viagem no tempo inversa. Embora o tempo em si pareça maleável de alguma forma, a inversão é uma tecnologia a ser usada.

Isso significa que, quando isso acontece, é localizado – portanto, embora o tempo possa estar revertendo onde Washington está, como ao inspecionar os buracos de balas, fora disso as coisas estão se movendo como “normais”. Indo além, é plausível que Washington e Pattinson estejam trabalhando para retroceder para resolver o mistério, mas o tempo fora deles avança.

Como a inversão se encaixa na história de Tenet

O núcleo da história de Tenet é a luta para impedir a Terceira Guerra Mundial, embora tudo o que se tenha dito sobre o evento cataclísmico seja que é pior que o Armagedom. Novamente, há a ideia de que o tempo será armado e que o personagem de Washington é quem tem o poder de evitá-lo.

O personagem de Kenneth Branagh aparentemente possui ao mesmo tempo inverter a tecnologia, o que o coloca como o potencial vilão de Tenet – tornando-a uma batalha não contra o tempo, mas com o tempo. Isso leva a inversão do tempo a ser a chave para Tenet: isso não é apenas um truque para servir a história, mas a inversão do tempo é a própria história, em termos de como o enredo funciona, mas também de como a história avança (ou anda para trás).

Enquanto o marketing de Tenet mantém as coisas misteriosas, é possível especular com base nisso. Se a Terceira Guerra Mundial será causada pela tecnologia de inversão do tempo, o protagonista de Washington é a pessoa que precisa aprender a controlá-la para impedir que isso aconteça.

É claro que, como o tempo não está se movendo de maneira linear, é possível que a Terceira Guerra Mundial já tenha acontecido (ou não) – o efeito. As ações de Washington no filme são a causa e, portanto, ele precisa cumprir algo já determinado, mas que ainda não sabe, criando um tipo de loop de tempo com causa-efeito-causa.

Como a inversão de Tenet se compara aos outros filmes de Christopher Nolan sobre viagens no tempo

Como mencionado, Christopher Nolan não é estranho ao uso de dispositivos de viagem no tempo em seus filmes, embora Tenet se destaque do resto. Em Amnésia, os eventos ocorreram cronologicamente (as imagens em preto e branco) e não cronologicamente (as imagens em cores).

Em A Origem, os mundos afetados estão em grande parte dentro dos sonhos, onde as leis da física não se aplicam. Interestelar permite que os personagens viajem na velocidade da luz através de um buraco de minhoca.

Finalmente, Dunkirk, semelhante a Amnésia, brinca com a cronologia, com cada história ocorrendo em uma linha do tempo diferente – uma hora (aérea), um dia (marítima) e uma semana (terrestre) -, mas editadas juntas para fazer o espectador acreditar que estão acontecendo ao mesmo tempo.

O que é mais interessante sobre a abordagem de Tenet, e a maior diferença para os filmes anteriores relacionados a viagens no tempo de Nolan, é que ela está alterando mais diretamente o fluxo do tempo em si. Os filmes de Nolan brincam com o tempo, mas o que eles mais estão fazendo é mudar a percepção de tempo do público, mas apresentar eventos de maneiras diferentes e não lineares.

Tenet está indo muito além disso, aparentemente tendo o tempo revertendo em alguns cenários, e dando aos personagens um nível de controle sobre isso também – é semelhante à abordagem de A Origem, mas como se esses eventos de sonho fossem possíveis no mundo real. Tudo isso faz com que Tenet seja o filme mais ambicioso de Nolan.

Tenet pode chegar aos cinemas em 16 de julho.

Sair da versão mobile