Streaming

Terror, drama e ação: conheça o diretor do Batman de Robert Pattinson

O próximo filme de Matt Reeves, The Batman, começou a ser filmado, mas o enredo do filme ainda permanece envolto em mistério; no entanto, uma revisão dos filmes anteriores do diretor pode lançar alguma luz sobre o que o público pode esperar do próximo filme da DC. Depois que Ben Affleck desistiu de dirigir e estrelar, Reeves assumiu, decidindo trabalhar em um novo roteiro e dar ao projeto uma nova direção.

Com seu lançamento previsto para 25 de junho de 2021, ainda há algum tempo para os detalhes começarem a aparecer, mas uma boa parte de especulação é possível.

O filme será estrelado por Robert Pattinson como Batman (também conhecido como Bruce Wayne), com Jeffrey Wright como Comissário Gordon e Andy Serkis interpretando o leal Alfred Pennyworth. Pode-se esperar uma forte dose de atividade criminosa com Zoë Kravitz assumindo o papel de Mulher-Gato, Colin Farrell como o Pinguim, Paul Dano como o Charada e John Turturro interpretando o chefe do crime Carmine Falcone.

Peter Sarsgaard também foi adicionado ao elenco, mas ainda não há confirmação de quem ele pode ser.

Com os anúncios de elenco revelando um uso extensivo da galeria de trapaceiros do Batman, alguns especularam que o novo filme pode pegar elementos da história do escritor Jeph Loeb e do artista Tim Sale, Batman: O Longo Dia das Bruxas; no entanto, essa teoria permanece não confirmada. Reeves indicou que The Batman será mais um filme noir, mergulhando mais profundamente no lado detetive de Batman, mais do que as versões anteriores.

Esta poderia ser uma história totalmente original, não amplamente baseada em uma história em quadrinhos existente. Ainda restam muitas perguntas, mas, dando uma olhada nos outros grandes filmes dirigidos por Matt Reeves, existem certos elementos temáticos e cinematográficos que provavelmente entrarão na versão mais recente do personagem da DC.

Cloverfield: O Monstro

O filme de kaiju de 2008 e a extravagância de marketing viral do diretor, Cloverfield: O Monstro, poderiam facilmente ser descartados como uma série de truques, mas entre a cinematografia indutora de enjoo e a destruição gigantesca, Reeves transformou o filme em uma história de amor. Em meio à noite do ataque, há vislumbres de um único dia perfeito entre dois dos personagens, acrescentando um elemento de emoção em meio ao caos e desastre que muitas vezes pode ser perdido em um filme sobre um monstro em fúria em Manhattan.

Não é difícil imaginar que o nível de conexão pessoal seja interceptado em The Batman, especialmente com o complicado relacionamento compartilhado entre Batman e Mulher-Gato ao longo da história dos quadrinhos da DC.

Visualmente, o filme é sombrio e frenético. Reeves mantém as criaturas obscurecidas na escuridão e na sombra, muitas vezes mostradas à distância até que seja absolutamente necessário fazer uma aparição.

Isso funcionaria bem com o estilo de combate dirigido pelo medo de Batman, enquanto ele trabalha em Gotham, lutando uma guerra física e psicológica contra o mal. O trabalho de câmera portátil para sequências de combate corpo a corpo dará um efeito estridente perfeitamente apropriado à sua filosofia de ataque rápido.

Deixe-Me Entrar

Enquanto muitas pessoas fazem uma conexão entre morcegos e vampiros, o maior elo entre o próximo filme da DC e o filme de vampiros de Reeves, Deixe-Me Entrar, provavelmente estará na parte de detetive da história. O remake de Reeves de Deixa Ela Entrar se apoia fortemente no conceito de nem tudo ser como parece, algo que pode vir a ser familiar em uma história envolvendo o Charada – muito menos aquele em que o personagem principal enfrenta tantos inimigos -, em que o herói deve usar sua capacidade de investigação para descobrir quem está puxando as cordas de todos.

Nunca fica totalmente claro se as intenções da vampira de Chloë Grace Moretz, Abby, são sinceras ou apenas benéficas para si mesma a longo prazo (ou talvez até uma mistura de ambas), algo que também pode ser refletido no elo entre Batman e Mulher-Gato.

The Batman encontra Reeves novamente em parceria com o diretor de fotografia Greig Fraser, que recentemente concluiu as filmagens da adaptação de Duna deste ano. Deixe-Me Entrar foi gravado usando fontes de luz natural, dando-lhe uma aparência mais quente e mais suave do que Cloverfield: O Monstro, e, embora seja improvável que este seria o estilo visual para The Batman, é evidência de uma versatilidade que poderia funcionar bem contrastando os mundos de Bruce Wayne e Batman.

Os espectadores podem esperar que Reeves e Fraser tirem uma página do guia de estudo noir e entreguem a paleta escura associada a uma produção do Batman; no entanto, se Deixe-Me Entrar for qualquer indicação, eles também podem dar às cenas em que Wayne não está por trás da máscara uma sensação distinta e mais leve.

Planeta dos Macacos

Planeta dos Macacos: O Confronto e Planeta dos Macacos: A Guerra, ambos de Matt Reeves, foram aclamados pela crítica e receberam elogios por seu impressionante uso de efeitos visuais. Aproveitando os avanços na tecnologia de captura de movimento, Reeves conseguiu trazer um nível de realismo ao fantástico assunto da história.

Ainda não se sabe se o Pinguim será tão deformado fisicamente quanto alguns retratos dos quadrinhos, mas se esse for o caminho, é fácil assumir que a transformação será complexa e notável.

César, como interpretado por Andy Serkis, luta com seu desejo de paz e sabe quando é a hora certa de proteger os inocentes, mesmo que ele entenda a escuridão que reside no coração dos outros. Se o Batman ocorrer no início da carreira do combatente do crime, um nível semelhante de hesitação e altruísmo não estaria fora do campo de possibilidade.

Mas mesmo César foi levado ao limite em Planeta dos Macacos e levado à guerra por aqueles que o cercavam. Bruce Wayne de Robert Pattinson pode colocar a máscara para ser um símbolo, mas inevitavelmente, ele será forçado a ser mais do que isso para sobreviver e salvar Gotham.

Matt Reeves injeta em seus filmes um estudo da humanidade em face de desastre e monstruosidade. Esta é uma combinação perfeita para a luta de Bruce Wayne com sua verdadeira identidade, especialmente quando enfrenta tantos vilões em The Batman.

Com tantos atores de alto calibre, esperamos encontrar um estudo de personagem diferenciado misturado com um épico de ação.

The Batman, estrelado por Robert Pattinson, chegará aos cinemas em 25 de junho de 2021.

Sair da versão mobile