Atenção! Contém spoilers de Vikings.
Em “Death and the Serpent” (Morte e a Serpente), o episódio mais recente de Vikings, fãs presenciaram a morte mais chocante da saga. Lagertha foi assassinada por Hvitserk, um dos filhos de Ragnar.
Desde o início da temporada final de Vikings, Hvitserk sofre com sintomas de estresse pós-traumático e é assombrado pelas memórias de Thora, sua amante morta por Ivar.
Em meio a uma terrível alucinação, Hvitserk enxerga uma grande serpente no lugar de Lagertha, e acaba ferindo mortalmente a guerreira. O filho de Ragnar deixa a cena do crime, confirmando a profecia do Vidente e possibilitando a entrada de Lagertha aos salões de Valhalla.
De acordo com Michael Hirst, o criador de Vikings, a cena quase aconteceu de maneira bem diferente, com outro filho de Ragnar ocupando o posto de assassino de Lagertha.
Ivar ou Hvitserk?
Em entrevista à revista Variety, Hirst revelou que quase deixou Ivar matar Lagertha, realizando o maior desejo e promessa do filho da falecida Rainha Aslaug.
“Quando começamos a temporada final, eu ainda não sabia qual dos filhos de Ragnar iria matar Lagertha. É claro que pensei em Ivar, mas a história progrediu de maneira diferente. Havia muita previsibilidade na história do Ivar, e muitos momentos poderiam ter acontecido de forma diferente”, contou o criador da série.
Realmente, o fato de Hvitserk matar Lagertha foi bem mais surpreendente do que se Ivar tivesse assassinado a guerreira, já que o filho caçula de Ragnar havia prometido matar a personagem.
A Profecia
Mesmo não sabendo exatamente qual dos filhos de Ragnar mataria Lagertha, a intenção de Michael Hirst sempre foi honrar a profecia do Vidente.
“Estou feliz por não ter escolhido o Ivar. Isso seria muito previsível. E também fiquei feliz por Lagertha saber o que estava acontecendo. O tempo todo, ela soube que um deles iria matá-la. Por isso, ela recebeu seu fim de braços abertos”, afirmou o produtor.
Vikings exibe sua temporada final.