Para uma série dedicada a mostrar a evolução de suas estrelas, a Equipe Rocket, de Pokémon, demora a manifestar qualquer coisa, exceto um forte desejo pelo Pikachu de Ash Ketchum. A partir do momento em que o trio de Jessie, James e Meowth conhece Ash Ketchum e seu primeiro Pokémon, Pikachu, eles não conseguem pensar em nada além de capturar o pequeno gerador de energia amarelo.
Em um mundo que já é cheio de outros Pokémon, a questão permanece: por que os vilões estão atrás do Pikachu de Ash em particular?
A Equipe Rocket não é exatamente conhecida por sua inteligência. Apesar de ter uma abundância de tenacidade e carisma, eles geralmente falham de maneiras espetaculares.
Normalmente, esse é o caso ao tentar roubar Pikachu. Na primeira temporada de Pokémon, os vilões enfrentam Ash e Pikachu ao lado da treinadora Misty.
Notavelmente irritado, mas sem medo dos ladrões, Ash acaba perguntando por que eles o estão incomodando novamente.
Após uma introdução chamativa, Jessie e James explicam que estão atrás do Pikachu dele, não dele. “Estamos apenas procurando o Pikachu mais raro e valioso do mundo, garoto”, diz James.
Meowth ataca a dupla por compartilhar informações demais – e depois passa a compartilhar informações demais.
Obcecados por Pikachu
“O poder do seu Pikachu é impressionante para mim”, diz Meowth. “Seus poderes excedem seu nível evolutivo.”
À medida que a série avança, Pikachu mostra-se mais forte ou pelo menos uma ameaça ao Raichu de outro treinador, a forma evoluída de Pikachu. Com sua recusa em evoluir para um Raichu, este adorável Pikachu esconde sua verdadeira força, talvez uma característica que a Equipe Rocket considere digna de roubar.
O outro cenário provável para a obsessão da Equipe Rocket é um tema comum para empresários de baixo nível em todo o mundo: uma promoção. Giovanni, o chefe da turma, é um homem de resultados, o que sugere a questão de como Jessie e James continuam empregados.
Seu desejo de coletar Pokémon fortes por suas intenções vilanescas é bem conhecido, mas quando se trata de Pikachu, ele é bastante obcecado.
Na primeira temporada, a Equipe Rocket leva um Togepi ao escritório de Giovanni. James explica que “é ainda mais raro do que o Pikachu que você tanto deseja”, o que atrai um olhar frustrado do chefe.
Essa é uma das poucas vezes em que se fala do desejo de Giovanni pelo Pikachu de Ash, mas sem confirmação de que o que James diz é verdade, ficamos imaginando se Giovanni está simplesmente brincando com a equipe ou se ele se acostumou ao fracasso e decepção.
O motivo
Isso nunca impede a Equipe Rocket de sonhar acordada com a aprovação de Giovanni, caso eles capturem o indescritível Pikachu, mas não se sabe se ele mostraria ou não mais entusiasmo do que para Togepi, com uma exceção: em uma peça de teatro em live-action. Em Pokémon Live!, lançada no ano de 2000 e viajando pelos Estados Unidos por um ano, Giovanni comanda a Equipe Rocket para capturar o Pikachu de Ash e desenvolver mais poderes para seu novo Pokémon, MechaMew2.
Com esses novos poderes de ataque, MechaMew2 se tornaria o Pokémon mais poderoso do mundo.
O plano dá certo, mas o poder do bem supera e o MechaMew2 se autodestrói, em vez de ajudar a Equipe Rocket e Giovanni a dominarem o mundo. Na peça, a coisa toda termina com um número de dança, que definitivamente precisa ser visto para se acreditar.
A simplicidade a Equipe Rocket pode ser a razão por trás da longevidade de Jessie, James e Meowth na série de anime. Suas mentes idiotas podem torná-los fracassos aos olhos de Giovanni, mas, para os espectadores, suas palhaçadas são uma parte crucial da narrativa.
Se não fosse por sua obsessão pelo Pikachu e pelas travessuras produzidas como resultado, Pokémon simplesmente não seria a mesma coisa.