Alerta de spoilers
Aquaman 2: O Reino Perdido traz diversos personagens do primeiro filme de volta, mas há uma ausência notável na continuação, que foi resolvida com uma morte brutal fora da tela.
“Aquaman é forçado a proteger Atlântida da devastação depois que uma antiga força é libertada”, diz a sinopse oficial do novo filme.
De acordo com a descrição do longa, o Arraia Negra (interpretado por Yahya Abdul-Mateen II) será o principal antagonista da trama. Desta vez, o vilão surge armado com o Tridente Negro – uma arma poderosíssima que desencadeia uma antiga e malévola força.
Para derrotá-lo, Arthur Curry faz uma inusitada aliança com o meio-irmão Orm, aprisionado após os eventos do primeiro filme.
Juntos, os irmãos devem colocar as diferenças de lado para salvar Atlantis (e todo o mundo) de uma destruição irreversível.
Assim como o primeiro filme, Aquaman 2: O Reino Perdido tem direção de James Wan, da franquia Invocação do Mal. O roteiro fica por conta de David Leslie Johnson-McGoldrick (A Órfã).
Continue lendo para saber sobre o personagem que morreu fora de tela em Aquaman 2.
Vulko é morto fora da tela em Aquaman 2
Logo após o Aquaman recapitular suas aventuras anteriores no começo da continuação, ele confessa ao pai que sente que não está conseguindo cumprir o legado de seu mentor.
Enquanto o protagonista relembra o desejo de Vulko de conectar Atlântida ao mundo da superfície, ele revela que o personagem de Willem Dafoe morreu algum tempo antes do início de Aquaman 2: O Reino Perdido, aparentemente devido a uma praga causada por poluição pesada.
Pouco tempo depois, o Conselho de Clãs Atlantes confirma que a poluição do mundo começou a afetar Atlântida, o que leva Aquaman a propor uma parceria entre Atlântida e o resto do planeta.
Vulko treinou o Aquaman quando era adolescente no primeiro filme e o apresentou à sua própria natureza atlante. Anos depois, ele ajudou o herói da DC a lutar contra Orm e reivindicar o trono atlante.
O personagem de Willem Dafoe estava programado para estrear em Liga da Justiça, quando ainda estava sob comando de Zack Snyder, mas a versão cinematográfica do filme removeu suas cenas antes do lançamento.
Foi só quando Zack Snyder, restaurou a sua visão original que as cenas de Vulko foram incluídas no filme, nelas, o personagem motiva o herói de Jason Momoa a lutar por Atlântida e fornece a ele sua armadura atlante e o tridente de Atlanna.
O motivo real pelo qual Willem Dafoe não retornou em Aquaman 2 é que a agenda do ator não estava alinhada com a produção, conforme confirmado pelo diretor James Wan em uma conversa com a Entertainment Weekly.
Na época, Willem Dafoe estava trabalhando em projetos como Asteroid City, de Wes Anderson, e Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos.
Aquaman 2: O Reino Perdido está em exibição nos cinemas.