Alerta de spoilers
Aquaman 2: O Reino Perdido está em exibição nos cinemas e foi recebido com críticas bem negativas. Parte dessa recepção fraca se dá aos furos do roteiro da obra. Vamos ver alguns deles.
“Aquaman é forçado a proteger Atlântida da devastação depois que uma antiga força é libertada”, diz a sinopse oficial do novo filme.
O Arraia Negra (interpretado por Yahya Abdul-Mateen II) é o principal antagonista da trama. Desta vez, o vilão surge armado com o Tridente Negro – uma arma poderosíssima que desencadeia uma antiga e malévola força.
Para derrotá-lo, Arthur Curry faz uma inusitada aliança com o meio-irmão Orm, aprisionado após os eventos do primeiro filme.
Juntos, os irmãos devem colocar as diferenças de lado para salvar Atlantis (e todo o mundo) de uma destruição irreversível.
Assim como o primeiro filme, Aquaman 2: O Reino Perdido tem direção de James Wan, da franquia Invocação do Mal. O roteiro fica por conta de David Leslie Johnson-McGoldrick (A Órfã).
Continue lendo para ver os maiores furos de roteiro de Aquaman 2.
Onde o filme se encaixa no DCEU depois de The Flash?
Aquaman 2 ignora despreocupadamente os eventos que alteram a linha do tempo de The Flash e prossegue com sua história em aparente isolamento do DCEU, não apresentando conexões ou referências a quaisquer eventos ou personagens.
Aquaman 2 dá a impressão de existir em sua própria bolha e de ser intencionalmente ambíguo quanto à sua posição na linha do tempo do universo cinematográfico, tendo como único objetivo dar continuidade à história de Arthur do primeiro filme.
Por que o Arraia Negra não matou o Aquaman quando teve a chance?
Durante sua fuga de Atlântida depois de roubar o suprimento de Orichalcum, o Arraia Negra entra em uma luta com o Aquaman. Em certo momento, o vilão tem o Aquaman em sua linha de visão e tem a chance de abatê-lo com seus raios. Em vez disso, o antagonista aponta seus raios para um trem atlante próximo para distrair Arthur e fugir.
Dado o quanto ele deixa clara a sua sede pelo sangue do Aquaman durante toda a sua existência na franquia, a escolha do Arraia Negra de poupar Arthur parece fora do personagem.
Como funciona o novo traje furtivo?
Em Aquaman 2: O Reino Perdido, Arthur usa um novo traje azul profundo que lhe dá a capacidade de se camuflar com o ambiente.
O traje concede a Arthur invisibilidade absoluta da cabeça aos pés, apesar da ausência de um capacete. Além dessa falta de lógica, a introdução do traje traz mais perguntas, como por que Arthur ou qualquer outro atlante nunca o usou antes.
Como Orm se recuperou tão rápido?
Por suas transgressões durante os eventos de Aquaman, Orm é aprisionado no Reino dos Desertores, embaixo do deserto do Saara, onde passa anos desnutrido e sem água. Quando Arthur liberta Orm na continuação, Orm está extremamente debilitado e fraco demais para lutar contra os desertores que o perseguem.
Depois que a perseguição termina com Orm correndo em direção ao oceano e parecendo desmaiar, uma onda o envolve e lhe devolve sua antiga força e forma, permitindo que ele derrote os desertores com facilidade.
Embora faça sentido o fato de os atlantes contarem com a água para sobreviver quase da mesma forma que os humanos precisam de ar, a recuperação de Orm ocorre de forma tão instantânea que levanta questões sobre como os atlantes se curam em geral e o papel que a água desempenha em sua recuperação.
Como é Arthur não sabe nada sobre Kingfish?
Como é possível que, apesar de ter sido o Rei de Atlântida por quatro anos, Arthur nunca tenha ouvido nada sobre o grande submundo que se esconde dentro dos territórios aquáticos que ele governa?
Certamente, alguém do conselho atlante ou da ala de inteligência da civilização (se houver) teria informado Arthur sobre a Cidadela e seus criminosos.
Como Mera se curou sem cicatrizes visíveis?
Antes de Arthur partir para sua missão de resgatar Orm, ele visita Mera, que está hospitalizada com grandes queimaduras no pescoço e no peito. A gravidade visual dessas feridas sugere que levaria muito tempo para a personagem se curar delas, o que a deixaria fora de serviço pelo resto da história do filme.
No entanto, Mera volta para salvar Arthur e Orm mais tarde na trama, tendo se curado completamente e não mostrando nenhum sinal de seus ferimentos ou cicatrizes na parte visível de sua pele.
Por que Arthur não desistiu do trono no final?
O arco de Arthur Curry em Aquaman, de 2018, terminou com ele destronando seu meio-irmão Orm da realeza de Atlântida e assumindo seu direito de nascença ao se tornar o novo rei. No entanto, quando vemos o personagem novamente na continuação, Arthur não se sente mais satisfeito com suas responsabilidades de rei, declarando abertamente que “odeia”.
O primeiro ato do filme mostra Arthur constantemente falhando em suas decisões e ações como Rei de Atlântida, pelo que ele também recebe críticas do conselho atlante. Ele está entediado com os deveres diplomáticos e reais que lhe são conferidos, preferindo estar na linha de frente e salvar vidas como Aquaman. Depois de resgatar Orm, os dois irmãos discutem sobre a importância do trono e todas as responsabilidades que ele traz, com a seriedade de Orm sobre o assunto indicando que ele seria um rei mais adequado do que o impulsivo e impaciente Arthur.
Por que o mundo inteiro está surpreso com a revelação da existência de Atlântida?
No final do filme, Arthur decide revelar publicamente a existência de Atlântida para o resto do mundo na esperança de combater o aquecimento global e as mudanças climáticas por meio da união entre seu reino e os habitantes da superfície.
A revelação da Atlântida e de seus cidadãos atlantes se torna um grande acontecimento para todo o planeta, com o discurso de anúncio de Arthur nas Nações Unidas sendo transmitido para todo o mundo com espectadores ansiosos.
Os seres humanos demonstram estar admirados com esse momento aparentemente histórico. Mas será que eles realmente deveriam se surpreender com o fato de haver uma civilização subaquática avançada escondida durante todo esse tempo? Lembre-se de que os seres humanos nesse universo já viram kryptonianos, amazonas e vários outros indivíduos e raças meta-humanas, além de conhecerem a Liga da Justiça, que consiste principalmente de super-heróis não humanos.
Além disso, com o nível avançado de conhecimento e tecnologia que a raça humana adquiriu após esses eventos, é questionável como Atlântida permaneceu escondida sob o olhar curioso do mundo da superfície.
Aquaman 2: O Reino Perdido está em exibição nos cinemas.