Um dos grandes mistérios envolvendo o Superman é como ele consegue se disfarçar apenas usando um óculos nos filmes e quadrinhos da DC.
Atores como Christopher Reeve conseguiram fazer isso funcionar, mas, em geral, qualquer pessoa minimamente perceptiva seria capaz de enxergar que Clark Kent é o Superman.
Dito isso, existe um motivo surpreendente adicional pelo qual Clark usa seus óculos, conforme foi revelado em Superman: Origem Secreta, de Geoff Johns, Gary Frank e Jon Sibal.
Na história, vemos que o jovem Clark Kent não conseguia controlar seus poderes apropriadamente e costumava machucar seus amigos sem querer.
Para piorar as coisas, Clark descobriu que, quando ficava empolgado, seus olhos disparavam raios de calor, o que provou ser bem problemático quando Lana Lang o beijou na escola, fazendo com que o futuro Superman incendiasse uma bandeira.
Clark acaba pedindo ajuda para seus pais e acaba descobrindo sobre a nave que o levou até a Terra. Irritado, ele acaba destruindo a nave com sua visão de calor.
Medida de segurança
Depois disso, Martha Kent descobre que os cristais da nave são imunes à visão de calor de Clark e ela os utiliza para fazer os óculos do filho, a fim de impedir que ele, acidentalmente, destrua tudo ao seu redor.
Dessa forma, descobrimos que os óculos do Superman funcionam similarmente aos óculos do Ciclope, dos X-Men, ajudando a controlar esse poder do herói.
Eventualmente, claro, o Superman consegue controlar seus poderes, mas os óculos continuam ali – tanto como disfarce, quanto lembrança desses tempos mais amadores de Kent.
Em todo caso, ainda é um mistério como ninguém percebe que ele é o Superman simplesmente por estar usando os óculos.