Ao longo dos anos nos quadrinhos da DC, temos visto por várias vezes o Superman sendo abordado como vilão das histórias.
Mas o que pode levar o personagem, conhecido como um dos maiores heróis já criados, a protagonizar tantas tramas no papel de um antagonista?
Os motivos
O primeiro motivo é a Kryptonita. Enquanto o Superman é enfraquecido pela substância verde, essa não é a única versão da rocha que mexe com o Homem de Aço.
Às vezes vista como um dispositivo preguiçoso e previsível, a Kryptonita, mesmo sendo uma ideia simples, se presta a uma série de enredos.
Ela abre portas para explorar uma infinidade de questões sociais e éticas que, por muitas vezes, abordam o lado bom e ruim do Superman.
Outro motivo é que, com heróis já existindo por décadas, é fácil para as tramas ficarem obsoletas.
Versões alternativas
As editoras então trabalham com universos alternativos que permitem que os quadrinhos distorçam os personagens que conhecemos, dando-lhes a oportunidade de lutar contra versões mais sombrias de si mesmos. Isso acontece com frequência utilizando o Superman.
Além disso, personagens muito sentimentais como o Superman tendem a se agarrar aos seus entes queridos, e quando alguma tragédia acontece com eles, o resultado pode ser uma transformação brutal de personalidade.
Em Injustice, por exemplo, o Coringa engana o herói para matar Lois e seu filho ainda não nascido. Superman se transforma então em uma versão sombria e louca de si mesmo quando percebe o que fez.
Jogando fora sua aversão à matança, ele vinga sua família assassinando o Coringa de forma chocante. Em vez de salvar a humanidade, ele tenta governá-la depois que decide que tem sido gentil demais com os criminosos.
Vale ressaltar, por último, que o símbolo do Superman não significava esperança quando o herói foi apresentado pela primeira vez. Na Era de Prata, o herói era mais violento do que nos dias de hoje. Naquela época, sua personalidade já era sombria.
Ele não apenas mostrava uma sensação muito mais confusa de certo e errado, mas também parecia ter uma pequena sensação de prazer pela dor dos outros.
Ele pode ser visto rindo com frequência do infortúnio de outros heróis e civis, mesmo quando ele mesmo causa o sofrimento deles. Isso prova que sempre houve resquícios sombrios na personalidade do Superman.
O Superman está novamente sendo antagonista de uma HQ, DCeased, cuja última edição já está disponíveis nas bancas de quadrinhos norte-americanas.