Releitura

DC mudou totalmente origem de icônico vilão do Batman

Batman: Cruzado Encapuzado tem versões bem diferentes de certos personagens

Batman: Cruzado Encapuzado
Batman: Cruzado Encapuzado

O Prime Video lançou uma nova série animada da DC, Batman: Cruzado Encapuzado. Essa sucessora espiritual do icônico desenho do Morcego muda a origem de um clássico vilão.

Inspirada nos quadrinhos da Era de Ouro do Batman, a série animada é um programa no estilo noir, que reimagina personagens icônicos da DC de maneiras fascinantes.

Um personagem secundário, cuja transformação em vilão ocorre no final da primeira temporada, é um exemplo de como o desenho oferece novas abordagens criativas sobre o universo do Batman.

Enquanto alguns vilões de Cruzado Encapuzado se assemelham aos seus equivalentes nos quadrinhos, outros são reinventados.

A persona da Mulher-Gato é diretamente inspirada pelo Batman. Arlequina é ainda mais significativamente reinventada, sendo retratada como uma criminosa que pune os ricos por meio de tortura e lavagem cerebral, sem nenhuma ligação com o Coringa.

Outro vilão, Duas-Caras, tem uma reviravolta interessante em sua história de origem que o torna uma das interpretações mais únicas do personagem.

Duas-Caras em Batman: Cruzado Encapuzado

Duas-Caras ganha nova história

A versão de Harvey Dent em Batman: Cruzado Encapuzado já carece de uma bússola moral definida antes de ser desfigurado. Durante grande parte da primeira temporada, Dent é em grande parte apático à justiça, sendo motivado quase exclusivamente por sua campanha para prefeito.

Qualquer decisão que proporcione a melhor imagem para sua campanha é o que ele escolhe, mas a tentativa de assassinato frustrada que o deixa desfigurado é o que o leva a começar a questionar a moralidade de suas ações.

Como Duas-Caras, Dent assassina muitos dos capangas de Rupert Thorne e tem surtos violentos, mas seu “lado bom” reflete sobre a corrupção profunda em Gotham City e se arrepende. A introspecção de Dent se torna ainda mais forte após sua estadia no Asilo Arkham.

Ao final da primeira temporada de, os arrependimentos de Duas-Caras o levam a se sacrificar para salvar Barbara Gordon, encerrando sua história de forma heroica, embora trágica.

Embora a animação nunca faça de Duas-Caras o líder de gangue implacável que ele é conhecido por ser nos quadrinhos e em muitas adaptações, sua versão de Harvey Dent segue em uma direção totalmente diferente, permanecendo igualmente satisfatória.

Batman: Cruzado Encapuzado apresenta, assim, uma interpretação distinta e fascinante de Duas-Caras.

Sair da versão mobile