A versão de Liga da Justiça de Zack Snyder finalmente será lançada – mas no serviço de streaming HBO Max, não nos cinemas. Faz três anos desde que o polêmico diretor Zack Snyder deixou o DCEU após uma tragédia pessoal.
Desde então, os fãs pedem ansiosamente à Warner Bros. para lançar o chamado “Snyder Cut”, uma versão que eles estavam convencidos de que era muito superior à que foi realmente lançada nos cinemas.
Após três anos de campanha por uma base de fãs cada vez mais vocal, o sonho do Snyder Cut está se tornando realidade. Snyder usou uma recente transmissão de O Homem de Aço no Vero para anunciar que o Snyder Cut chegará ao HBO Max no próximo ano.
Por mais empolgante que seja essa notícia, é um passo confuso para um filme que foi originalmente projetado para ser exibido no cinema. O que está acontecendo?
A AT&T fez história quando adquiriu a Time Warner em 2018, e a decisão foi amplamente impulsionada pelo desejo de entrar nas guerras de streaming. Toda a indústria cinematográfica está passando por um período de intensa mudança, com os estúdios cada vez mais focados no desenvolvimento de suas próprias redes de distribuição digital para transmitir conteúdo diretamente para as casas das pessoas.
Os espectadores já estavam demonstrando uma preferência pelo streaming, e a pandemia de coronavírus parece ter acelerado a mudança de comportamento. O problema, porém, é que todo serviço de streaming precisa de uma vasta biblioteca para competir; até a Disney comprou a Fox em grande parte para aumentar seu catálogo.
Além disso, para se manter competitivo, o HBO Max também precisa de uma biblioteca de conteúdo original que agrade os fãs. É aqui que a versão de Liga da Justiça de Zack Snyder entra.
Direto para streaming
Os executivos da Warner Bros. já estão incendiados pela campanha implacável do corte de Snyder e, à luz da pandemia atual e de uma provável recessão global, eles serão bastante avessos ao risco agora. Por outro lado, a equipe executiva do HBO Max fará questão de inscrever o máximo de conteúdo original possível, para garantir que o serviço de streaming possa competir em um mercado já lotado.
Eles não têm interesses pessoais com a versão de Liga da Justiça de Snyder; eles não faziam parte da política dos bastidores que atormentava a Warner Bros. e causava tantos problemas nos planos de DCEU de Snyder. Essencialmente, para os tomadores de decisão do HBO Max, o Snyder Cut é um fruto de baixo custo; eles obtêm cobertura positiva pouco antes do lançamento do HBO Max, encantam uma base de fãs vocal e qualquer pessoa que não esteja interessada simplesmente não assiste quando for lançado.
Os cálculos de risco e benefício são completamente diferentes.
Atualmente, há intensa discussão sobre qual a forma que o corte de Snyder deve assumir. É possível que o HBO Max o libere em um único bloco, como uma espécie de corte de quatro horas de diretor.
Como alternativa, eles poderiam optar por dividir Liga da Justiça em vários “capítulos” e talvez liberar um a cada semana. A última abordagem é realmente mais valiosa em termos de negócios, porque gera engajamento repetido; um espectador precisa se inscrever e continuar voltando para assistir ao próximo episódio, enquanto ele só precisa fazer o login uma vez para assistir a um filme.
É tão fácil esquecer que a indústria criativa da produção de filmes também é um negócio e, nesse caso, a versão de Liga da Justiça de Snyder é fundamentalmente sobre o que faz sentido para os negócios.
A versão de Liga da Justiça de Zack Snyder será lançada no HBO Max em 2021.