Indicações

Marvel: As 10 criações mais importantes de Stan Lee

Enquanto a DC estava lá por muitos anos antes de Stan Lee começar a Marvel, foram Lee e suas criações que mudaram a maneira como as pessoas olhavam para os super-heróis. Em vez dos personagens divinos da DC, a Marvel apostava nos personagens que Lee considerava mais relacionáveis ​​aos jovens leitores que compravam seus quadrinhos.

Stan Lee co-criou alguns dos personagens mais icônicos de toda a história dos quadrinhos. Rapidamente, eles se tornaram sucesso de vendas e viraram uma alternativa para os deuses da DC.

Aqui estão as dez criações mais importantes de Stan Lee de todos os tempos para a Marvel Comics.

Quarteto Fantástico

Tudo começou com o Quarteto Fantástico. Em 1961, Stan Lee e Jack Kirby criaram essa família de super-heróis que foi o ponto de partida do Universo Marvel. O Quarteto Fantástico foi a ideia de Lee de criar algo semelhante ao que a DC estava fazendo com a Liga da Justiça, mas com uma diferença significativa.

Em vez de apenas criar um grupo de super-heróis se unindo para combater ameaças ameaçadoras ao mundo, ele criou uma família, trazendo os problemas do mundo real além de suas aventuras ocasionais pelo mundo. Estes eram super-heróis como nada que alguém já tinha visto antes.

Homem-Aranha

Stan Lee e Steve Ditko criaram um novo tipo de super-herói em 1962 nas páginas de Amazing Fantasy #15. Ao contrário dos heróis divinos da DC Comics e até mesmo diferenciando-o dos heróis mais adultos da Marvel até então, Lee e Ditko criaram um super-herói adolescente.

Esse personagem não era um parceiro como Robin ou Bucky Barnes. Este foi um herói autônomo que enfrentou não apenas uma coleção crescente de supervilões únicos em seu mundo, mas também as lutas da vida no ensino médio. Peter Parker não era um herói em sua identidade secreta, mas um nerd do ensino médio que nunca parecia vencer na vida. Deu às crianças que liam quadrinhos alguém com quem pudessem se relacionar instantaneamente.

Hulk

Em 1962, Stan Lee e Jack Kirby criaram um super-herói baseado mais nos ideais clássicos de monstros da Universal. Enquanto alguém como o Coisa parece um monstro, ele ainda mantém sua inteligência e era um verdadeiro herói. No entanto, Hulk era como uma mistura do monstro de Frankenstein com Lobisomem.

As primeiras versões do Hulk se transformavam apenas à noite como o Lobisomem. Hulk era um monstro que o mundo temia, mas alguém que era um herói no final do dia – apesar dos danos colaterais que ele causava. Ele era tão popular que foi Hulk que deu à Marvel um dos primeiros programas de TV em live-action.

Homem de Ferro

Stan Lee e Jack Kirby criaram o Homem de Ferro em 1963 nas páginas de Tales of Suspense #39. Baseado no inventor da vida real Howard Hughes, Tony Stark era um industrial bilionário que deu as costas à fabricação e venda de armas para se tornar um super-herói.

Tony Stark nunca foi perfeito, e esse foi o toque de Stan Lee para tornar todos os seus heróis relacionáveis. Ele tinha um coração machucado (literalmente) e uma alma machucada (figurativamente), e era mantido vivo por sua própria tecnologia, mas raramente era capaz de vencer seus vícios. Foi o Homem de Ferro que iniciou o MCU, mostrando sua importância para a Marvel.

X-Men

Criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, os X-Men não tiveram o melhor começo da maioria das criações da Marvel. No entanto, eles podem ter a influência duradoura mais importante de qualquer criação de Stan Lee em sua carreira. A equipe era muito diferente, com os heróis nascidos com seus poderes e, portanto, temidos e odiados pelas pessoas.

Essa foi a abordagem da Marvel ao preconceito existente no mundo, com os X-Men defendendo pessoas perseguidas por quem elas eram quando nasceram. Ao longo dos anos, isso se mostrou semelhante às tensões raciais, além de uma alegoria dos direitos das minorias, e continua sendo um dos quadrinhos mais importantes da Marvel por esse motivo.

Demolidor

Stan Lee e Bill Everett criaram Demolidor em 1964, e era um novo tipo de personagem da Marvel Comics. Nas páginas de Demolidor, Lee criou um herói deficiente que superou todas as probabilidades de proteger sua casa de todos os tipos de vilões e perigos.

Matt Murdoch perdeu a visão quando criança. Sim, ele tinha a habilidade de seus outros sentidos aprimorados para compensar sua perda de visão, e ele foi treinado por um mestre ninja para se tornar um grande lutador. Isso não muda o fato de Lee ter criado um personagem com uma deficiência no mundo real e o ter tornado um dos heróis mais importantes da Marvel.

Magneto

Quando se trata de super-vilões, a Marvel inicialmente só apostava em caras malucos que queriam dominar o mundo ou ficar ricos. Quando se trata das páginas dos X-Men, Stan Lee e Jack Kirby criaram um personagem que se tornou muito mais do que isso.

Magneto era o governante de seu próprio grupo de mutantes que queria reinar supremo sobre a humanidade, em vez de viver em paz com os seres humanos. Ao longo dos anos, Magneto foi um sobrevivente do Holocausto e viu em primeira mão que mal existe nos humanos, e isso fez dele um dos vilões mais sutis da Marvel.

Pantera Negra

Em 1966, Stan Lee e Jack Kirby criaram o Pantera Negra e o apresentaram nas páginas de Quarteto Fantástico #52. Sua importância é indescritível. Stan Lee, que adicionou questões sociais a todos os seus personagens de quadrinhos, entrou na história como o homem que criou o primeiro super-herói de ascendência africana nos principais quadrinhos americanos.

Falcão apareceu três anos depois, Luke Cage seis anos depois e a DC apresentou John Stewart cinco anos depois. Ao contrário de Falcão e Luke Cage, que eram vilões que se tornaram bons, Pantera Negra era o rei de Wakanda, que convidou seres super-poderosos para seu país para abrir sua nação ao mundo.

Doutor Estranho

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Doutor Estranho permitiu à Marvel Comics trazer horror e magia ao seu universo. Aparecendo pela primeira vez em Strange Tales #110, Stephen Strange era um cirurgião arrogante que entrou em depressão após um acidente que lhe custou as mãos. No entanto, quando ele conheceu o Ancião, ele ganhou poderes mágicos e se tornou um herói.

De acordo com Lee, a ideia originalmente era de Ditko, então ele escreveu a história da magia negra envolvendo o feiticeiro, e o resto é história. Ao longo dos anos, o Doutor Strange ajudou a fundar os Defensores, trabalhou com os Vingadores e se tornou um dos heróis mais poderosos da Marvel.

Vingadores

Enquanto o Quarteto Fantástico era uma reação para a Liga da Justiça, mas com heróis do mundo real, os Vingadores eram claramente a resposta mais direta da Marvel para essa super-equipe da DC. Stan Lee pegou alguns de seus maiores heróis e os juntou em um time.

Os Vingadores são a parte mais importante do MCU, e é o trabalho deles como uma equipe que reuniu todo esse universo compartilhado. Praticamente qualquer super-herói da Marvel já fez parte dos Vingadores nos quadrinhos.

Sair da versão mobile