Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, Micheal Keaton explicou por que, após dois filmes muito bem sucedidos, decidiu não fazer mais o Batman.
Keaton deu vida ao herói da DC em Batman (1989) e em Batman: O Retorno (1992). Dirigidos por Tim Burton, os dois filmes fizeram sucesso e continuaram sendo assistidos com o passar dos anos. Quem não se lembra do Coringa de Jack Nicholson ou da Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer?
Contudo, Burton saiu do projeto antes do terceiro filme. Na ocasião, Keaton também abandonou o uniforme de Homem Morcego. Criou-se a impressão de que o ator não quis continuar o trabalho sem Burton na direção, mas agora Keaton afirmou que não fez o terceiro filme porque o projeto “não era nada bom”.
“Eu tentei ser paciente, mas depois de certo ponto, eu disse: ‘não posso fazer isso, vai ser horrível'”, declarou o ator.
“Mas, veja, havia muito mal gosto nos anos 1990, e eu provavelmente contribuí para isso, infelizmente. Foi um período com excesso de nouveau rich – todos eram conhecidos por seus jatinhos e coisas assim. E eu pensei: ‘estou neste ramo a longo prazo, não quero isso'”.
Assim, Val Kilmer assumiu o papel em Batman Eternamente (1995), que de fato não bem recebido pela crítica, apesar de ter sido um grande sucesso de bilheteria.
Keaton e Burton se reunirão novamente no remake de Dumbo, clássico da Disney.