A DC confirmou o lançamento da versão de Zack Snyder de Liga da Justiça. O filme chegará em 2021 na plataforma de streaming HBO Max.
Porém, o estúdio pode mostrar o grande plano do diretor, que pensava em mais filmes de Liga da Justiça, em um longa animado. Justice League Dark: Apokolips War (Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips, em tradução) mostra o que seria o Vingadores: Ultimato da DC.
Como se sabe, Zack Snyder queria uma trilogia de Liga da Justiça. Os filmes levariam a batalha dos heróis contra Darkseid, o grande vilão da DC.
No final original do diretor, que deve ser mostrado na HBO Max, a Mulher-Maravilha arrancava a cabeça do Lobo da Estepe. Porém, logo depois, Darkseid levaria os personagens para uma luta em outra dimensão.
Esse final mostraria quem era a verdadeira ameaça da Liga da Justiça. Além disso, prepararia o terreno para as sequências.
O filme animado da Liga da Justiça Sombria não segue uma introdução como a Liga da Justiça de Zack Snyder. Mas, em traços gerais, parece ter os elementos que o diretor preparava.
Assim, o filme pode ser comparado com um Vingadores: Ultimato, que fechou um grande arco no universo cinematográfico da Marvel.
Vingadores: Ultimato da DC?
O filme animado de Liga da Justiça, em resumo, é muito bem o que seria a trama de Liga da Justiça 2 e Liga da Justiça 3 de Zack Snyder. Durante a campanha para o lançamento do seu corte, o cineasta revelou alguns detalhes.
Assim como nesse plano, a animação leva os heróis para Apokolips, onde eles são derrotados por Darkseid. Os personagens tentam se recuperar em uma versão alternativa da Terra e depois voltam ao passado para evitar o futuro distópico planejado pelo vilão.
Liga da Justiça 2 teria a luta em Apokolips. Aquaman e a Mulher-Maravilha morreriam na batalha, com Batman, Flash e Ciborgue vivos para continuar a luta. Na trama, o Superman seria manipulado por Darkseid, que usaria a Equação Anti-Vida.
Darkseid, então, iria para Terra criar uma Nova Apokolips. Assim, as visões do Batman em Batman vs Superman: A Origem da Justiça seriam confirmadas.
Desse ponto, Liga da Justiça 3 seria parecido com a animação Liga da Justiça Sombria: A Guerra de Apokolips. O Flash viaja no tempo para mudar o passado.
Um aviso é para o Batman salvar Lois Lane – uma Lois grávida morreria em Liga da Justiça 2, deixando o Superman em choque e disponível para ser controlado. Essa trama também explicaria o aviso de Flash para Bruce Wayne em Batman vs Superman, de “Tenha medo dele (do Superman)”.
Na animação, Lois também morre. Mas, isso serve para o Superman se libertar do controle de Darkseid.
Ao mesmo tempo, o Batman também é controlado por Darkseid – tendo papel mais parecido com o que o Superman teria na trilogia da Liga da Justiça de Zack Snyder. Na animação, a chave para a libertação é quando o vilão manda Bruce matar o próprio filho, Damian Wayne.
As semelhanças não param por aí. O Ciborgue, que teria grande papel na trilogia da Liga da Justiça de Zack Snyder, é transformando em um espião para Darkseid na animação. O vilão usa a Caixa Materna do herói para dominar o mundo.
O final da animação de Liga da Justiça também usa a viagem no tempo do Flash para mudar os eventos do universo da DC. Sobre o desfecho de Zack Snyder, especula-se que o Batman morreria.
De qualquer forma, a trama da animação de Liga da Justiça prepara o terreno para próxima fase de longas animados da DC, o mesmo que a versão de Zack Snyder faria no cinema e o mesmo que Vingadores: Ultimato faz na Marvel.
A animação de Liga da Justiça está disponível em plataformas digitais. Enquanto isso, Vingadores: Ultimato está na Amazon Prime Vídeo.