Icônico

O Cavaleiro das Trevas não é realmente sobre o Batman e isso não importa

Christian Bale como Bruce Wayne em O Cavaleiro das Trevas.
Christian Bale como Bruce Wayne em O Cavaleiro das Trevas.

O Cavaleiro das Trevas é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos. Mas, surpreendentemente, o filme não é exatamente sobre o Batman. E de acordo com o site ScreenRant, isso está longe de ser um problema!

Dirigido por Christopher Nolan (Oppenheimer), O Cavaleiro das Trevas chegou aos cinemas em 2008, com Christian Bale (Thor: Amor e Trovão) como Bruce Wayne e Heath Ledger (O Segredo de Brokeback Mountain) como o Coringa.

“Após Gordon, Dent e Batman protagonizarem um ataque ao crime organizado de Gotham, as gangues contratam o Coringa, um gênio do crime psicopata que se oferece para matar Batman e colocar a cidade de joelhos”, diz a sinopse de O Cavaleiro das Trevas.

Confira abaixo porque O Cavaleiro das Trevas não é sobre o herói da DC, e porque isso não importa! (via ScreenRant)

Cena de O Cavaleiro das Trevas.

O Cavaleiro das Trevas não é sobre o Batman, mas sim sobre o Coringa

Como citamos anteriormente, O Cavaleiro das Trevas é considerado um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos – tanto na visão do público quanto na perspectiva da crítica especializada.

O filme fez muito sucesso ao colocar o Batman no “escanteio” para focar melhor na trama do Coringa. Afinal de contas, o vilão de Heath Ledger rouba a cena na produção de Christopher Nolan, protagonizando as sequências mais memoráveis do longa.

Batman Begins estabelece alguns dos conceitos mais importantes para esta encarnação do Homem Morcego, e a sequência subverte esse estilo ao oferecer um papel bem mais importante para o Coringa.

Essa mudança de foco permite uma abordagem bem mais criativa e aprofundada sobre o papel do Coringa na mitologia do Batman. Afinal, o palhaço do crime é o inimigo mais icônico do herói.

Podemos dizer que, sem o Coringa, o Batman não seria o mesmo. O contrário também é verdade! Para a caracterização do Coringa, o Batman de Christian Bale desempenha um papel instrumental.

Além disso, O Cavaleiro das Trevas faz um ótimo trabalho ao explorar as habilidades de manipulação do Coringa, e a inegável psicopatia do personagem. O filme revela que o grande desejo do antagonista é simplesmente “ver o mundo queimar”, sem qualquer tipo de ambição específica.

O Coringa é um personagem imprevisível e cheio de contradições. No lançamento original de O Cavaleiro das Trevas, a audiência simplesmente não sabia o que esperar do personagem, algo essencial para manter a tensão do filme nas alturas, do início ao fim.

Finalmente, a performance de Heath Ledger como o palhaço é bem mais memorável que a de Christian Bale como o Batman. O intérprete de Bruce Wayne dá um show como o personagem, isso é verdade, mas sua atuação é bem mais discreta do que a do excêntrico Ledger.

Sob essa mesma perspectiva, a atuação de Heath Ledger como o Coringa entrou para o cânone da cultura pop, sendo eternamente lembrada como uma das melhores em filmes de super-heróis.

Ledger, vale lembrar, levou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante por sua performance em O Cavaleiro das Trevas. O ator faleceu em 2008, meses antes do lançamento do longa.

Você pode assistir O Cavaleiro das Trevas, com Christian Bale e Heath Ledger, no HBO Max.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.