Indicações

Os grandes crossovers que mudaram Marvel e DC para sempre

Crossovers de quadrinhos são um grande negócio – ou pelo menos deveriam ser. Caso contrário, qual é o sentido de reunir tantos super-heróis diferentes, se voltar aos negócios, como sempre, no momento em que o perigo imediato passou?

No entanto, é assim que as coisas se desenrolam nos chamados quadrinhos de “eventos”: depois que a poeira diminui e o hype diminui, fica aparente que o status quo realmente não mudou tanto.

Felizmente, alguns crossovers resultam em consequências duradouras. De fato, uma vez que Marvel e DC decidem agitar as coisas, elas tendem a adotar uma mentalidade de “tudo ou nada”, causando estragos em seus universos fictícios.

Aqui estão cinco grandes crossovers de Marvel e DC que mudaram tudo em seus quadrinhos!

Dinastia M

Dinastia M de 2005 foi uma continuação direta de Vingadores: A Queda, que mostrou os Heróis Mais Poderosos da Terra despedaçados por Feiticeira Escarlate. Portanto, havia um nível alto a ser esclarecido em termos de entregar mudanças significativas e abrangentes. Mas, de alguma forma, Brian Michael Bendis e Olivier Coipel fizeram exatamente isso com este conto épico do Universo Marvel que ficou turbulento.

Quando Dinastia M e seus vínculos relacionados terminaram, a Força Fênix adormecida acordou novamente (semeando as sementes do evento Vingadores vs. X-Men), Gavião Arqueiro estava vivo mais uma vez, as memórias de Wolverine foram restauradas e, o que é mais importante, a população global de mutantes foi reduzida de milhões para apenas centenas, alterando drasticamente a situação do Universo Marvel.

WildC.A.T.s/Aliens

Crossovers entre quadrinhos e filmes são assuntos tipicamente esquecíveis e com boas razões. Afinal, os detentores dos direitos das propriedades envolvidas não querem desordenar suas respectivas continuidades sobre o que significa essencialmente um dinheiro rápido – e é por isso que eles se protegem ou deixam claro que a história em questão ocorre fora da continuidade.

E é isso que torna WildC.A.T.s/Aliens tão único: o escritor Warren Ellis e o editor Scott Dunbier insistiram que este fosse um quadrinho que importava. Então, quando vários membros do supergrupo Stormwatch são fatalmente feridos, enfrentando os monstros interestelares titulares da minissérie, seu desaparecimento foi tratado como cânone por oito anos inteiros, até o Universo Wildstorm em si ser reiniciado.

Invasão!

Se essa fosse uma lista que classifica os crossovers mais bem pensados de todos os tempos, Invasão! teria ficado de fora. Felizmente, para esta minissérie do final dos anos 80, estamos preocupados apenas com as consequências, não com a qualidade – uma área em que Invasão! supera facilmente outros esforços executados com mais elegância.

Veja a Bomba Genética que desempenha um papel fundamental na narrativa de Invasão!: dali para frente, esse dispositivo de enredo foi usado para racionalizar as origens de novos super-heróis e vilões meta humanos. O evento também fez algumas alterações bastante significativas no folclore da Legião de Super-Heróis e lançou as bases para a aclamada fase de Grant Morrison e Richard Case em Patrulha do Destino.

Massacre

A batalha final da saga Massacre mostra os Vingadores e o Quarteto Fantástico aparentemente perecendo em um ato heroico de auto-sacrifício. Obviamente, a Marvel não estava prestes a matar vários de seus personagens mais icônicos, por isso não foi um choque quando as duas equipes de super-heróis apareceram vivas e bem em outra “dimensão de bolso”.

Agora, em face disso, este é mais um imenso ataque… exceto que levou diretamente a Heroes Reborn. Nesta série de um ano, os co-fundadores da Image Comics, Jim Lee e Rob Liefeld, reiniciaram a Primeira Família da Marvel e os Heróis Mais Poderosos da Terra como parte de uma continuidade totalmente separada – e enquanto os heróis afetados seriam levados de volta ao universo principal da Marvel, sua ausência de 12 meses era muito importante na época.

Crise nas Infinitas Terras

Crise nas Infinitas Terras não resultou simplesmente em ramificações duradouras para a continuidade da DC – universos inteiros são eliminados ao longo de suas 12 edições! -, mas alterou todo o cenário dos quadrinhos de super-heróis para sempre. Para melhor e para pior, as ideias de Marv Wolfman e George Pérez, em 1985, quase sozinhas, iniciaram o ciclo contínuo de “quadrinhos de eventos” bombásticos e abrangentes da DC e da Marvel que continuam até hoje.

No entanto, embora essas histórias sejam agora decididamente antigas, Crise foi inovadora em seus dias. Não apenas o multiverso complicado da DC foi reduzido ao universo simplificado da DC, mas o destino trágico de personagens de alto nível como Supergirl e Flash não seria revertido até décadas depois, o que é inédito no gênero.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.