Pouco se sabe sobre a trama de The Batman, da DC, em geral. Só há alguns pedaços de informações aqui e ali, e não é de se espantar que a trama esteja sendo escondida: é claramente o tipo de filme carregado de reviravoltas.
A Warner Bros. nem sequer divulgou uma sinopse de The Batman até o momento, apesar do lançamento do primeiro teaser (que quebrou a Internet durante o DC Fandome de 2020). O que há de mais próximo de uma sinopse é uma descrição fornecida pela Variety, assim que o primeiro teaser chegou.
Ela é breve e diz o seguinte: “Ao explorar a corrupção no cerne da história, Batman também começa a descobrir uma história maior de corrupção dentro da cidade, e como ela pode se conectar à família Wayne imensamente rica e poderosa.”
Já sabemos que o que leva Batman a uma jornada de investigação nessa história é o surgimento do assassino em série Charada (Paul Dano). Mas o que essa descrição indica é que há mais para o Batman de Robert Pattinson descobrir, envolvendo sua própria família.
Com base nisso, alguns fãs especulam que The Batman abordará um lado ainda mais sombrio que o de costume da história do Batman: o de que Thomas e Martha Wayne não eram bem quem pareciam.
Algumas versões recentes da história do Batman, com destaque para os jogos da Telltale, estabelecem que Thomas e Martha não eram pessoas boas que ajudavam Gotham, principalmente Thomas.
Na verdade, a família Wayne estaria envolvida nas piores sujeiras de Gotham, com ligações até com a máfia, como a gangue do Falcone (vivido por John Turturro em The Batman).
Dessa forma, o assassinato de Thomas e Martha não seria apenas consequência de um assalto comum, e sim um crime planejado por um dos muitos inimigos da família Wayne.
Apesar de chocante, essa ideia traz uma nova camada para a psicologia perturbada do Batman: e se a sua principal motivação fosse uma mentira? E se os seus pais fossem pessoas piores do que as que ele espanca à noite?
O que ainda é intrigante é como esse tipo de investigação é desagradável para Batman. Ao cavar fundo na história de sua família, Bruce Wayne muda cada vez mais a percepção inocente que ele tinha de seus pais ao descobrir segredos que qualquer outra pessoa teria medo de desvendar.
Dentro dessa versão, o herói da história, é claro, é Alfred Pennyworth (que será interpretado por Andy Serkis), o mordomo que protegeu o que pôde da inocência do garoto ao afastá-lo do lado mais perturbador de sua família.
Isso fortalece o vínculo entre Batman e Alfred, porque Bruce passa a valorizar mais essa figura paterna do que lamentar o que imaginava ter sido o “acaso” que levou a vida de seus pais.
Grande parte disso, é claro, é apenas especulação até o momento, com base no que sabemos de algumas histórias anteriores. The Batman terá a ousadia de seguir esse tipo de narrativa no cinema? Os fãs da DC terão que esperar para ver.
The Batman na DC
O elenco do filme da DC tem Robert Pattinson vivendo Bruce Wayne/Batman; Zoë Kravitz como Selina Kyle/Mulher-Gato; Paul Dano como Edward/Charada; Jeffrey Wright como James Gordon; John Turturro como Carmine Falcone; Peter Sarsgaard como Gil Colson; Jayme Lawson como Bella Reál; Andy Serkis como Alfred; e Colin Farrell como Oswald Cobblepot/Pinguim.
Dentro do elenco, vale notar que Gil Colson parece ser uma nova versão do vilão Duas-Caras. A especulação, porém, não foi confirmada.
A trama acompanhará um Batman em formação. Por isso, o filme da DC deve trazer uma versão mais detetive do herói.
A direção e roteiro do filme ficam por conta de Matt Reeves.
Com Robert Pattinson, The Batman tem previsão para chegar em 4 de março de 2022.