Quando Zack Snyder tomou conta dos filmes do Universo Estendido da DC, uma abordagem bem autoral foi utilizada para dar uma base de sustentação à franquia. Para Snyder, os filmes da DC tinham que ter um tom sombrio, obscuro e violento, como aconteceu em Homem de Aço e Batman versus Superman.
Porém, com a saída de Snyder da franquia e o fracasso de Liga da Justiça, a DC decidiu mudar sua fórmula, fazendo filmes que funcionavam como aventuras divertidas – Aquaman e Shazam! – deixando de lado a seriedade excessiva e imprimindo um tom mais leve em seus filmes que tem funcionado.
Mesmo assim, é importante notar que Titãs, nova série da DC, tem utilizado o mesmo tom sombrio que a franquia cinematográfica usava, mas está obtendo resultados muito melhores com o público e a crítica. Por que será que isso está acontecendo?
Em um artigo, o CBR falou sobre como Titãs está obtendo sucesso onde os filmes da DC falharam.
Tom sombrio mais convincente
O maior problema dos filmes da DC comandados por Snyder foi ter tentado subverter heróis conhecidos. Ao transformar o Superman e o Batman em heróis mais sombrios e brutais, Snyder acabou descaracterizando esses heróis sem ter o tempo de tela necessário para construir tudo isso de maneira convincente.
Em seus 10 primeiros episódios, Titãs conseguiu fazer tudo isso com maestria. Por ter mais tempo de tela e por apresentar heróis mais desconhecidos do grande público – com a exceção de Robin – Titãs consegue imprimir esse tom obscuro sem descaracterizar seus personagens e sem assustar a audiência.
Com mais tempo para desenvolver seus personagens, Titãs criou um universo crível em que os heróis e os vilões realmente se misturam, tendo atitudes humanas e legítimas que acabam sendo muito mais complexas do que parecem inicialmente.
No fim, faltou tempo para que a visão de Snyder fosse convincente o suficiente e Titãs triunfa justamente nisso. Também é justo dizer que é mais fácil subverter heróis desconhecidos do que mudar heróis gigantes como o Superman e o Batman, mas mesmo assim, é notável ver o Robin de Titãs sendo tão agressivo e problemático, sendo ao mesmo tempo um personagem altamente interessante.
Se a DC quiser colocar esse tom obscuro nos cinemas novamente em algum dia, ela terá que estudar Titãs atentamente.
A 2ª temporada de Titãs está em exibição nos EUA.