Uma das maiores características de Peter Parker sempre foi sua inabalável dedicação à causa e o desejo de sempre se levantar depois que ele cai. Vimos alguns dos melhores momentos do Homem-Aranha acontecerem quando ele foi derrotado, mas ainda conseguiu levantar e lutar pelo que é certo.
É por isso que é tão surpreendente que ele também possa ser tão desistente. Em sua identidade civil, ele abandonou os relacionamentos e a escola em favor do Homem-Aranha, mas também continua deixando de ser o Homem-Aranha em um ciclo estranho de eventos repetidos.
Então, hoje vamos dar uma olhada em dez vezes em que Peter Parker desistiu brevemente de ser o Homem-Aranha, o super-herói mais sarcástico da Marvel. Sejamos gratos por ele sempre encontrar um jeito de voltar!
O Fim do Homem-Aranha
Um dos primeiros casos em que Peter decidiu desistir ocorreu em O Espantoso Homem-Aranha #18, após uma batalha com o Duende Verde. O Homem-Aranha foi forçado a fugir do Duende devido à doença de tia May, algo pelo qual o herói estava sendo ridicularizado na cidade de Nova York.
Enquanto Peter cuidava de sua tia doente, ele novamente fugiu de um confronto com o Homem-Areia, o que o forçou a reconsiderar sua carreira como Homem-Aranha devido a como isso afetava os mais próximos. Ele decidiu desistir das teias por um breve período de tempo, mas assim que tia May se recuperou, ele percebeu que tinha que mostrar à cidade que não era covarde e retomou sua carreira no combate ao crime.
Homem-Aranha Nunca Mais
A história mais icônica de Peter abandonando seu alter-ego aconteceu em “Homem-Aranha Nunca Mais!”, em O Espantoso Homem-Aranha #50. Lutando com a pressão de manter seus relacionamentos pessoais, as condições de saúde da tia May e as notas baixas na Empire State University, Peter decide que finalmente é hora de parar e jogar sua roupa de Homem-Aranha no lixo.
A taxa de criminalidade da cidade aumenta enquanto Peter se concentra em sua vida civil, embora isso não ocorra como ele esperava. Quando ele é forçado a responder a um pedido de ajuda, ele é lembrado de seu tio Ben e de sua responsabilidade de ajudar os outros.
Ele rouba sua roupa de volta de J. Jonah Jameson, que a tomou depois que ela foi jogada no lixo. Homem-Aranha 2 foi muito fiel a esse enredo.
Aranha ou Homem?
O Espantoso Homem-Aranha alcançou outro marco com a sua centésima edição, e novamente Peter Parker ficou tentado a deixar sua vida como Homem-Aranha para trás. Desanimado com as constantes campanhas de difamação de Jameson e com a desconfiança constante de suas ações, Peter decide que quer viver uma vida normal com Gwen Stacy e cria um soro para remover seus poderes.
Infelizmente, seu soro teve o resultado inesperado de mutá-lo ainda mais, e cresceram nele braços adicionais para se tornar um Homem-Aranha de seis braços. Ele acabou sendo curado devido ao sangue de Morbius, o Vampiro Vivo, mas na série animada, sua mutação foi além e o transformou em um Homem-Aranha bestial.
A Escolha e o Desafio
Após o espancamento de um dos inquilinos de tia May, pelo qual Peter se sentiu responsável por seu trabalho como Homem-Aranha, Peter decide que é novamente a hora de deixou de ser o Homem-Aranha durante uma conversa com MJ em O Espantoso Homem-Aranha #275.
Depois de negligenciar uma reportagem sobre Duende Macabro, Mary Jane reage mal e apela ao seu senso de responsabilidade, o que o leva a se tornar novamente o Homem-Aranha para enfrentar o vilão. Não seria a única vez em 1987 que ele decidiu deixar para trás os negócios de herói.
Homem-Aranha contra Wolverine
Homem-Aranha contra Wolverine ocorreu durante o mistério do homem por trás da máscara do Duende Macabro, que era algo com o qual Homem-Aranha estava lidando. No entanto, este evento da Marvel não estava realmente conectado à série em andamento.
De fato, isso acabaria contradizendo o mistério de Duende Macabro. Aparentemente alheio à sua recente decisão de continuar como Homem-Aranha, Peter decide novamente deixar de ser o super-herói depois que a polícia de Nova York atira nele.
Enquanto em Berlim em missão, ele é forçado a usar uma roupa imitativa de Homem-Aranha durante sua missão com Wolverine, e novamente considera deixar seu papel como Homem-Aranha depois de matar por engano um assassino durante a batalha.
Saga do Clone
Durante os anos 90, os quadrinhos do Homem-Aranha no Universo Marvel foram assumidos pela Saga do Clone, que mostrou o retorno de Miles Warren/Chacal e seu clone do Homem-Aranha, que foi introduzido pela primeira vez em O Espantoso Homem-Aranha #149. O clone (agora com o nome de Ben Reilly e lutando contra o crime como o Aranha Escarlate) confrontou Peter, e os dois começaram a formar um relacionamento.
Após uma série de eventos, é revelado que Ben Reilly era realmente o verdadeiro Peter Parker e que Peter era o clone o tempo todo. Essa revelação, junto com a gravidez em curso de Mary Jane, levou à decisão de Peter em O Espantoso Homem-Aranha #229 de devolver o papel de Homem-Aranha a Ben Reilly, enquanto ele e MJ se afastaram para começar sua nova vida.
A Aventura Final
Quando Peter e MJ se mudaram de Nova York, eles decidiram se estabelecer em Portland, Oregon, onde Peter assumiu um emprego em uma empresa conhecida como PAGDI (Pesquisa Alternativa Galannan para o Desenvolvimento de Imunizações). PAGDI era a empresa responsável por irradiar inicialmente a aranha que mordeu Peter e lhe deu suas habilidades, então ele esperava aprender mais sobre suas origens.
Enquanto Ben Reilly estava ativo como Homem-Aranha em Nova York, Peter foi forçado a voltar às teias para lidar com Tendril e Dryrot, que também sofreram mutações devido ao projeto de genética radioativa em seus laboratórios. Peter desenvolveu uma cura para os dois, embora ele tenha perdido seus poderes no confronto, forçando-o a se aposentar novamente como Homem-Aranha.
Crise de Identidade
Depois que o Homem-Aranha foi acusado pelo assassinato de um bandido por Joey Z e uma recompensa de US$ 5 milhões foi colocada em sua cabeça, ele decidiu abandonar a identidade do Homem-Aranha até conseguir limpar seu nome. Ele fez isso assumindo quatro outras identidades, na esperança de evitar a suspeita policial de que qualquer novo personagem fantasiado na cena fosse o Homem-Aranha tentando se esconder.
O Homem-Aranha criou quatro novas identidades de super-heróis com a ajuda de Hobie Brown/Gatuno. Ele criou dois heróis chamados Prodígio e o Besouro que lhe permitiram continuar ajudando as pessoas, e dois criminosos chamados Ricochete e Sombra que lhe permitiram obter informações privilegiadas que ajudaram a limpar seu nome.
O Capítulo Final
Depois que Norman Osborn participou do místico Encontro dos Cinco, ele foi amaldiçoado em vez de atingir o poder que desejava e começou a destruir a vida de Peter Parker mais uma vez. Foi revelado que tia May ainda estava viva, e a mulher que havia morrido em O Espantoso Homem-Aranha #400 era um ator cirurgicamente alterado que havia sido contratado por Osborn.
Depois que Peter é capaz de recuperar e salvar a tia May, ele queima sua roupa de Homem-Aranha e promete viver uma vida normal com sua tia e esposa, embora ele se torne o Homem-Aranha novamente pouco depois.
Homem-Aranha: Potestade
Peter Parker também se aposentou algumas vezes no futuro potencial do Universo Marvel. Homem-Aranha: Potestade mostrou um Peter Parker idoso que havia desistido do Homem-Aranha anos antes após a morte de MJ devido a envenenamento por radiação.
Nesse universo, Peter Parker e a filha de Mary Jane, May Parker, sobreviveram e ela se tornou a heroína conhecida como Garota-Aranha quando seus poderes se desenvolveram e ela descobriu o segredo de seu pai. Peter revelou que deixou de ser o Homem-Aranha depois de se machucar durante sua batalha final com Norman Osborn, se juntando à polícia de Nova York como cientista forense.