David Hemblen, o dublador do Magneto no desenho dos X-Men dos anos 1990, faleceu aos 79 anos.
O ator morreu no dia 16 de novembro de 2020, conforme obituário no New York Times e a notícia foi confirmada recentemente pelo Twitter de Julia e Eric Lewald, roteiristas da série em animação.
O dublador de X-Men nasceu na Inglaterra, em 16 de setembro de 1941. Ele viveu no país por 15 anos antes de se mudar para Toronto, Canadá. Ele chegou a iniciar um Ph.D. em História medieval, mas largou para seguir sua carreira como ator.
Além de dublar Magneto em X-Men, ele também emprestou sua voz para obras como Yin Yang Yo!, Contos da Cripta, além de ter trabalhado em Gene Roddenberry’s Earth: Final Conflict.
David Hemblen deixa para trás sua filha, Kate e dois netos, Anna Thomas e Celyn Thomas.
Outras tragédias
Recentemente, outros nomes vinculados a X-Men, da Marvel, faleceram.
Kirby Morrow, dublador conhecido por trabalhos em Dragon Ball Z e X-Men, morreu aos 47 anos. A família do ator canadense confirmou a morte nas redes sociais.
Na América do Norte, o ator e dublador acumulou trabalhos importantes emprestando a voz dele. Em Dragon Ball Z, foi o Goku.
Enquanto isso, em X-Men: Evolution foi Ciclope. Morrow trabalhou ainda em Inuyasha e em Tartarugas Ninja, que foi o primeiro papel de destaque dele como dublador.
Jà em agosto de 2020, a família dos X-Men na Marvel perdeu outro importante nome. Norm Spencer morreu aos 62 anos.
No exterior, o ator ficou conhecido por dar voz ao Ciclope entre 1992 e 1997 na série animada clássica dos X-Men. A confirmação do falecimento tinha sido feita por Cathal J. Dodd, que dublou Wolverine na animação.
Por conta do papel, em comum com Morrow, Spencer ficou conhecido como a voz definitiva do Ciclope.
Nos videogames, o dublador também ficou com o trabalho. Spencer faz a voz do Ciclope nos games X-Men: Children of Atom, X-Men vs Street Fighter e Marvel Super Heroes vs Street Fighter.
O último trabalho do ator de X-Men foi fora da Marvel. Spencer trabalhava em Heróis em Resgate, que teve especiais em 2013.
A série animada clássica dos X-Men é considerada uma produção muito importante. Com 76 episódios, foi exibida até 1997.
Muitos afirmam que a série abriu o caminho para os filmes em live-action dos X-Men, que começaram a ser lançados em 2000.