Apesar de inúmeros filmes de franquias terem apresentado resultados abaixo do esperado em 2023, ou até fracassado – vide Velozes e Furiosos 10, Missão Impossível 7 e The Flash – o CEO da Disney, Bob Iger, quer focar em continuações e franquias. Com isso, ele planeja reduzir a quantidade de lançamentos da Marvel.
Em teleconferência de resultados da empresa, na quarta-feira (07), Iger disse (via The Wrap) que seu conjunto de estúdios estará mais inclinado a apresentar rostos conhecidos nos cinemas nos próximos anos.
“Eu diria que estamos nos inclinando um pouco mais para as sequências e franquias”, disse Iger aos analistas. “Acho que, considerando o ambiente e o que é necessário para tirar as pessoas de casa para ver um filme… apostar em franquias que são familiares é, na verdade, uma atitude inteligente.”
Iger também observou que a Disney estaria voltando atrás na estratégia que adotou quando lançou o Disney+ para produzir uma onda de títulos de streaming para o serviço.
A Marvel Studios, em particular, apoiou-se fortemente nessa estratégia, lançando o popular WandaVision no início de 2021, antes de lançar vários outros títulos como Falcão e o Soldado Invernal, Gavião Arqueiro, Cavaleiro da Lua e Mulher-Hulk com retornos decrescentes.
“Em nosso zelo para aumentar muito o volume, parcialmente ligado a esse desejo de buscar mais assinaturas globais para nossa plataforma de streaming, alguns de nossos estúdios perderam um pouco o foco. Portanto, a primeira medida que tomamos foi reduzir o volume e a produção, especialmente na Marvel”, disse Iger.
A promessa de Iger de fazer menos no geral, mas mais dos títulos que o público mais gosta, se reflete nas novas adições à lista da Disney. Durante a chamada de lucros, o estúdio anunciou que as sequências de seus filmes de animação de sucesso de 2016, Moana e Zootopia, serão os lançamentos da empresa no Dia de Ação de Graças em 2024 e 2025, respectivamente.
Juntamente com essas continuações – e as continuações anunciadas anteriormente de Toy Story e Frozen – os filmes de animação de verão da Disney para 2024 serão a continuação de Divertida Mente, da Pixar, um filme que arrecadou US$ 857 milhões em todo o mundo em 2015.