Mudança na estratégia

CEO da Disney quer reduzir lançamentos da Marvel e focar em continuações e franquias

Bob Iger vai focar no que já fez sucesso no estúdio

Brie Larson em As Marvels
Brie Larson em As Marvels

Apesar de inúmeros filmes de franquias terem apresentado resultados abaixo do esperado em 2023, ou até fracassado – vide Velozes e Furiosos 10, Missão Impossível 7 e The Flash – o CEO da Disney, Bob Iger, quer focar em continuações e franquias. Com isso, ele planeja reduzir a quantidade de lançamentos da Marvel.

Em teleconferência de resultados da empresa, na quarta-feira (07), Iger disse (via The Wrap) que seu conjunto de estúdios estará mais inclinado a apresentar rostos conhecidos nos cinemas nos próximos anos.

“Eu diria que estamos nos inclinando um pouco mais para as sequências e franquias”, disse Iger aos analistas. “Acho que, considerando o ambiente e o que é necessário para tirar as pessoas de casa para ver um filme… apostar em franquias que são familiares é, na verdade, uma atitude inteligente.”

Iger também observou que a Disney estaria voltando atrás na estratégia que adotou quando lançou o Disney+ para produzir uma onda de títulos de streaming para o serviço.

A Marvel Studios, em particular, apoiou-se fortemente nessa estratégia, lançando o popular WandaVision no início de 2021, antes de lançar vários outros títulos como Falcão e o Soldado Invernal, Gavião Arqueiro, Cavaleiro da Lua e Mulher-Hulk com retornos decrescentes.

“Em nosso zelo para aumentar muito o volume, parcialmente ligado a esse desejo de buscar mais assinaturas globais para nossa plataforma de streaming, alguns de nossos estúdios perderam um pouco o foco. Portanto, a primeira medida que tomamos foi reduzir o volume e a produção, especialmente na Marvel”, disse Iger.

A promessa de Iger de fazer menos no geral, mas mais dos títulos que o público mais gosta, se reflete nas novas adições à lista da Disney. Durante a chamada de lucros, o estúdio anunciou que as sequências de seus filmes de animação de sucesso de 2016, Moana e Zootopia, serão os lançamentos da empresa no Dia de Ação de Graças em 2024 e 2025, respectivamente.

Juntamente com essas continuações – e as continuações anunciadas anteriormente de Toy Story e Frozen – os filmes de animação de verão da Disney para 2024 serão a continuação de Divertida Mente, da Pixar, um filme que arrecadou US$ 857 milhões em todo o mundo em 2015.

Sair da versão mobile