Indicações

Coisas que só os adultos percebem em Guardiões da Galáxia 3

Contém spoilers importantes de Guardiões da Galáxia Vol. 3

Sucesso nos cinemas do mundo todo, Guardiões da Galáxia Vol. 3 é recomendado para maiores de 13 anos. O filme da Marvel, nesse sentido, pode ser perfeito para uma sessão de cinema com toda a família! No entanto, alguns elementos, referências e easter eggs da trama só são notados pela audiência adulta.

“Em Guardiões da Galáxia Vol. 3, nosso amado grupo de desajustados está se estabelecendo na vida em Lugarnenhum. Mas não demora muito para que suas vidas sejam viradas de cabeça para baixo pelos ecos do passado turbulento de Rocket”, diz a sinopse do filme.

Toda a equipe original dos Guardiões retorna no novo filme: Peter Quill (Chris Pratt), Gamora (Zoe Saldana), Drax (Dave Bautista), Rocket (Bradley Cooper), Groot (Vin Diesel), Mantis (Pom Klementieff) e Nebula (Karen Gillan).

Mostramos abaixo 7 coisas que só os adultos percebem em Guardiões da Galáxia Vol. 3 – veja se você notou! (via Looper)

O alcoolismo de Peter

No início de Guardiões da Galáxia Vol. 3, Peter Quill aparece enchendo a cara em um bar de Lugarnenhum. De acordo com a reação de Rocket ao encontrar o amigo, e as falas de outros personagens, essa bebedeira diária virou parte da rotina do Senhor das Estrelas.

Em outras palavras, Quill usa a bebida para (tentar) superar a perda de Gamora – ou pelo menos da versão ‘conhecida’ da namorada. O fato do Senhor das Estrelas beber para se esquecer dos sentimentos é percebido apenas por adultos e pessoas que já tem uma certa experiência com o álcool e seus efeitos.

Os estudos do Alto Evolucionário

Guardiões da Galáxia Vol. 3 esclarece que o Alto Evolucionário – o grande vilão do longa – foi o responsável pela criação dos Soberanos, o povo da vilã Ayesha. O cientista descreve seu experimento como “puramente estético”, resultando na criação de seres “belos e burros”.

O ego do personagem fica em evidência quando ele se encontra com Ayesha. Interpretada por Elizabeth Debicki, ela é bem mais alta que seu criador, e por isso, o Alto Evolucionário utiliza um banquinho para encarar a “filha” em pé de igualdade. É um momento rápido, mas importante para a caracterização do vilão.

Nepotismo na OrgoCorp

Na trama de Guardiões da Galáxia Vol 3, a equipe cósmica se infiltra na base de operações da OrgoCorp para roubar o arquivo sobre Rocket e, eventualmente, salvar a vida do guaxinim. Inicialmente, os personagens fingem ser funcionários da empresa, mas Drax não consegue sustentar a farsa.

Quando Drax quase arruína o plano, Peter Quill diz que o colega é apenas um “funcionário incompetente”, e que só conseguiu o emprego por ser “sobrinho de alguém”. Essa cena faz referência ao conceito de “nepotismo”, algo relativamente complexo que só os adultos entendem.

Drogas na Contra-Terra

O Alto Evolucionário cria a Contra-Terra, uma versão alternativa do nosso planeta, para guardar suas criações e desenvolver uma sociedade utópica. Porém, quando os Guardiões circulam pelo território, não demoram a perceber que de perfeita essa civilização não tem nada.

Junto com Nebulosa, Peter Quill presencia uma criatura parecida com um polvo vendendo drogas para dois adolescentes. Irônica, a cena mostra as falhas no conceito de “perfeição” que é defendido pelo Alto Evolucionário. Afinal, os habitantes da Contra-Terra continuam a repetir os mesmos erros dos humanos.

Um vilão nada perfeito

Já considerado um dos melhores vilões do MCU, o Alto Evolucionário ganha vida pela excelente atuação do ator nigeriano Chukwudi Iwuji. Quem já conferiu Guardiões da Galáxia Vol. 3 sabe que o personagem é obcecado pelo conceito de “perfeição”.

Por isso, ele comete atos terríveis para criar uma sociedade sem defeitos. No entanto, o confronto final entre o personagem e os Vingadores revela que o próprio vilão não é perfeito. Muito pelo contrário: por trás de sua máscara, ele esconde um rosto completamente deformado pelas garras de Rocket.

Metáfora atual

Na nave do Alto Evolucionário, o vilão “guarda” centenas de crianças em jaulas. Essas crianças, segundo ele, seriam os habitantes de um novo planeta perfeito – mas diferentemente de Rocket, elas não têm potencial criativo, o que deixa o cientista completamente enraivecido.

O visual de “crianças em jaulas”, definitivamente, é uma espécie de alegoria para o tratamento dado aos imigrantes nos Estados Unidos. Embora a referência tenha passado despercebida pelo público mais jovem, os adultos, com certeza, se lembram das imagens de crianças latinas em gaiolas durante o governo de Donald Trump.

Como superar um relacionamento?

Durante toda a trama de Guardiões da Galáxia Vol. 3, Peter Quill tenta convencer Gamora a assumir a mesma personalidade de sua versão “conhecida” – que vale lembrar, é assassinada por Thanos durante a Guerra do Infinito. A personagem, no entanto, não dá o braço a torcer.

No final do filme, o ex-casal atinge um entendimento: Gamora entende que o namoro foi muito importante para Peter, e o Senhor das Estrelas finalmente aceita que esta Gamora é uma pessoa completamente diferente de sua antiga namorada.

Você já pode assistir Guardiões da Galáxia Vol. 3 nos cinemas brasileiros.

Sair da versão mobile