Antes de ser comprada pela Disney, a Marvel era como qualquer outro estúdio de Hollywood que esperava ter uma esperança e uma chance. Antes que o MCU fosse iniciado, o chefe da Marvel, Kevin Feige, tinha uma escolha importante a fazer – a escolha do ator principal em Homem de Ferro.
Se o filme fosse um fracasso nas bilheterias, a Marvel renunciaria aos direitos de dezenas de personagens importantes.
De fato, a escolha do elenco foi a primeira grande decisão que Feige tomou em seu novo papel. De acordo com o mega-produtor, ele pensou que o processo de escalar Robert Downey Jr. como Tony Stark poderia ser de duas maneiras – ou o então polêmico ator seria ótimo no papel ou tudo acabaria sendo um grande caos.
De qualquer maneira, eles teriam uma resposta definitiva se Homem de Ferro fosse bem-sucedido.
“Lembro-me de falar com a equipe de marketing da Paramount, porque eles acreditavam que, se fizéssemos o nosso trabalho, Tony Stark seria tão famoso quanto o Homem de Ferro. Tony Stark seria tão conhecido e nome familiar como Homem de Ferro, porque é assim que o personagem deve ser interessante”, disse Feige a um grupo de estudantes da Academia de Cinema de Nova York durante um painel recente.
Ele acrescentou: “Literalmente, a primeira decisão que tomei e fui autorizado a tentar como presidente da Marvel era escolher Robert Downey Jr. e foi divertido fazer isso porque sabíamos que seria ótimo ou o maior caos de todos os tempos. Há muito pouco espaço de manobra. Acabou sendo ótimo e eu sempre disse que, se não fosse por Robert Downey Jr., não haveria MCU.”
Decisão acertada
Como todos sabemos até agora, o Homem de Ferro serviu como um renascimento na carreira de Robert Downey Jr. e, agora, ele é sem dúvida uma das maiores estrelas de Hollywood.
Felizmente para os fãs do MCU, nenhum caos aconteceu em relação a isso.
Robert Downey Jr. pode ser visto como Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato, que está disponível em DVD e Blu-ray.