Deadpool & Wolverine já está se mostrando um filme de quebra de recordes, com potencial para superar um marco de bilheteria do MCU.
De acordo com a Disney, o trailer de Deadpool & Wolverine quebrou o recorde de visualizações de um trailer de filme em 24 horas. Essa popularidade evidente é um bom presságio para o filme e indica que ele poderia superar outro marco de bilheteria do Universo Cinematográfico Marvel.
A linha do tempo do MCU está preparada para uma grande reviravolta com o enredo multiverso de Deadpool & Wolverine.
O trailer tem gerado muita excitação, com inúmeras características emocionantes esperadas em Deadpool & Wolverine. De fato, o filme pode ser importante para o futuro do MCU de muitas maneiras, incluindo financeiramente.
Deadpool 3 poderá ser o primeiro filme do MCU desde Sem Volta para Casa a arrecadar $1 bilhão
O recorde de visualizações do trailer de Deadpool & Wolverine sinaliza um nível significativo de interesse entre o público. Essa antecipação é ainda mais alimentada pela inclusão do Wolverine de Hugh Jackman, um personagem com um legado cinematográfico substancial. O status icônico de Wolverine e a aclamada interpretação de Jackman, juntamente com o Deadpool de Ryan Reynolds, são uma combinação para o sucesso. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa alcançou um feito semelhante com Tobey Maguire e Andrew Garfield, embora o histórico de Hugh Jackman como Wolverine seja, sem dúvida, um ativo mais forte com um apelo ainda maior ao público.
Sem Volta para Casa celebrou habilmente a história do Homem-Aranha da Sony ao incluir Maguire e Garfield como Homem-Aranha, estabelecendo um precedente impressionante para filmes comparáveis. Deadpool & Wolverine tem o poder de ir ainda mais longe do que o precedente de Sem Volta para Casa, celebrando a história do Wolverine, ao mesmo tempo em que estabelece Deadpool dentro do MCU – com potencialmente consequências drásticas. Além disso, o trailer de Deadpool & Wolverine sugere que o MCU está abordando a conclusão da franquia X-Men da Fox, enquanto também celebra seu papel em moldar o cinema de super-heróis moderno.
Com a promessa de o filme revisitar personagens e histórias queridas, ao mesmo tempo em que abre novos caminhos dentro do MCU, Deadpool & Wolverine tem a oportunidade de ser uma entrada inovadora no gênero de super-heróis. Sendo o único lançamento do MCU programado para 2024, Deadpool & Wolverine terá uma posição privilegiada no cinema, servindo como o ponto central da franquia para o ano. Com tanta expectativa, Deadpool & Wolverine está em uma posição privilegiada para seguir os passos de Sem Volta para Casa e alcançar $1 bilhão nas bilheterias.
Deadpool 3 tem uma grande diferença que poderia impactar negativamente sua bilheteria
Embora vários fatores sugiram que Deadpool & Wolverine possa alcançar $1 bilhão nas bilheterias, há um fator importante que inibe essa possibilidade – sua classificação +18. Filmes com classificação +18 geralmente não se saem tão bem nas bilheterias, pois o público-alvo potencial é restrito.
Muitos filmes de super-heróis buscam uma classificação 14 para garantir o maior público possível. Filmes baseados em quadrinhos, como Sem Volta para Casa, geralmente visam atrair um público mais jovem – um público importante tanto para o cinema quanto para os quadrinhos. Como resultado, a classificação +18 de Deadpool & Wolverine pode restringir muito o público para alcançar o marco nas bilheterias.
Por outro lado, Logan e Deadpool foram bem-sucedidos com suas classificações +18, em grande parte porque o público adulto de super-heróis estava interessado em um filme de super-herói mais maduro e gráfico. Além disso, os espectadores mais jovens que ficaram fascinados com os filmes originais dos X-Men da Fox quando foram lançados pela primeira vez agora são adultos, o que significa que Deadpool & Wolverine pode atrair um público mais velho na história dos filmes de super-heróis. A colisão desses fatores sugere que Deadpool & Wolverine poderia reavivar as fases 4 e 5 menos bem-sucedidas do MCU.
Por que apenas um filme do MCU arrecadou $1 bilhão nas bilheterias desde Ultimato?
Muitos filmes mais recentes do MCU não se saíram tão bem quanto Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, tendo um desempenho menos eficaz nas bilheterias. Esse desempenho foi prejudicado por alguns fatores externos. Em primeiro lugar, a pandemia de COVID-19 impactou significativamente os lançamentos nos cinemas, levando a uma redução no número de espectadores e a uma mudança para plataformas de streaming. Isso significou que muitos filmes enfrentaram atrasos e precisaram de estratégias de lançamento alteradas, afetando o desempenho nas bilheterias em toda a indústria cinematográfica.
Além disso, a fadiga de super-heróis está afetando todo o gênero de super-heróis, com os títulos menos conhecidos da Marvel sofrendo muito com o fenômeno. Com um número crescente de filmes e séries de super-heróis sendo lançados a cada ano, tanto o MCU quanto o DCU correm o risco de saturar o gênero. Isso levou a um entusiasmo e interesse diminuídos por parte do público mais amplo, que não está interessado em personagens desconhecidos (como Shang-Chi e os Eternos).
Os recordes de bilheteria do MCU (de acordo com The Numbers) também indicam uma fadiga específica em relação à Marvel, na qual o público se sente sobrecarregado e desinteressado na quantidade de conteúdo produzido pelos Estúdios Marvel. A fadiga da Marvel é em grande parte uma reação às narrativas interconectadas da franquia – com o público relutante em se envolver em horas de material pelo qual são indiferentes, apenas para entender o próximo filme dos Vingadores. A predominância das séries de TV da Marvel afetou isso, limitando o desempenho nas bilheterias por associação.
As fases 4 e 5 do MCU tiveram um desempenho bastante decepcionante nas bilheterias, com Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa sendo uma exceção triunfante a isso. Inúmeros fatores têm prejudicado o número de espectadores e o entusiasmo, mas o novo plano de lançamentos da Disney para a Marvel deve amenizar isso, talvez a tempo de Deadpool & Wolverine. De fato, Deadpool & Wolverine poderia reverter essa tendência e restabelecer o MCU como uma potência cinematográfica.