Explicamos

Deadpool e Wolverine: O que são as âncoras e o que isso significa para o MCU

Lançamento do MCU confirma destino de um personagem

Deadpool e Wolverine está em cartaz no Brasil
Deadpool e Wolverine está em cartaz no Brasil

Deadpool e Wolverine já está em exibição nos cinemas e introduz o conceito de seres âncoras ao Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Mas o que isso quer dizer?

Deadpool e Wolverine começa anos após os eventos de Deadpool 2, lançado em 2018. Wade (Reynolds) agora está trabalhando como vendedor de carros usados ​​e não está mais namorando sua amante de longa data Vanessa. Quando agentes da Autoridade de Variância Temporal, apresentados pela primeira vez na série Loki, chegam à sua porta, ele recebe uma missão que o coloca em rota de colisão com um Wolverine de uma realidade alternativa.

O roteiro de Deadpool e Wolverine foi escrito por Ryan Reynolds, Paul Wernick & Rhett Reese, dupla de roteiristas de Deadpool, e Zeb Wells. A direção ficou a cargo de Shawn Levy.

Retornam a Deadpool 3 os atores Ryan Reynolds (Deadpool), Karan Soni (Dopinder), Leslie Uggams (Cega Al), Morena Baccarin (Vanessa), Rob Delaney (Peter), Stefan Kapicic (Colossus), Brianna Hildebrand (Míssil Adolescente Megassônico) e Shioli Kutsuna (Yukio).

Eles se juntam a Hugh Jackman como Wolverine, Emma Corrin (The Crown) como a vilã do longa, e Matthew Macfadyen (Succession) em papel desconhecido. Jennifer Garner retornará à pele de Elektra.

Reynolds e o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, produzem o filme.

Confira, abaixo, o que é um ser âncora e o que isso significa para o MCU. Spoilers abaixo.

Deadpool e Wolverine
Deadpool e Wolverine

O que são as âncoras no MCU?

Segundo o Sr. Paradoxo da TVA em Deadpool & Wolverine, “seres âncora” são indivíduos selecionados de grande importância, vitais para manter a existência de sua realidade intacta. Uma vez que esse ser é morto ou removido, sua realidade começa a se degradar gradualmente sem ele. No caso da Terra-10005, também conhecida como o universo dos X-Men da Fox, esse ser âncora era ninguém menos que o Wolverine de Hugh Jackman, o mesmo que morreu ao dar sua vida para salvar Laura Kinney, a X-23, no filme Logan.

Embora o declínio de uma realidade sem seu ser âncora leve alguns milhares de anos, Paradoxo é impaciente e, em vez disso, criou o Time Ripper, um dispositivo capaz de deletar uma realidade inteira instantaneamente. No entanto, Wade é oferecido a chance de se integrar com a Terra-616 e a Linha do Tempo Sagrada, desde que ele abandone sua realidade à sua destruição (algo que Deadpool naturalmente não faz). Em vez disso, Wade decide encontrar um novo Wolverine de uma realidade diferente para servir como um ser âncora substituto, na esperança de estabilizar seu mundo e salvar aqueles de quem ele gosta.

Embora não sejam diretamente dos quadrinhos originais da Marvel, há termos e conceitos semelhantes que se alinham bem com essa ideia de “seres âncora” no multiverso. Não muito diferentes dos que são conhecidos como singularidades, os seres âncora também têm muito em comum com os seres nexus. Nos quadrinhos, os seres nexus são indivíduos raros que podem afetar diretamente a probabilidade e o futuro, alterando o fluxo de suas respectivas linhas do tempo ao criar eventos nexus chave. Muitas vezes possuindo grande poder, os seres nexus são monitorados de perto pela Autoridade de Variação Temporal (TVA) nos quadrinhos e também são ditos ajudar a “ancorar” sua realidade.

Com isso em mente, certamente parece que um ser âncora poderia ser um termo mais oficial para seres nexus no MCU, embora séries como WandaVision já tenham implicado que a Feiticeira Escarlate de Wanda Maximoff é especificamente um ser nexus. Pode haver uma distinção que ainda não foi revelada na tela. No entanto, o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, recentemente sugeriu em uma entrevista à Inverse que podem ser dois nomes que significam a mesma coisa:

Diante dos fatos apresentados em Deadpool & Wolverine de que a remoção de um ser âncora pode desestabilizar toda a sua realidade, a implicação é que há certos indivíduos que são muito mais importantes do que outros. Nesse sentido, deve-se questionar o que poderia acontecer se muitos seres âncora fossem mortos e talvez até mesmo alvos simultaneamente, potencialmente resultando em eventos cataclísmicos para o multiverso em geral. Assim, certamente parece que o conceito de seres âncora está apenas começando após sua introdução neste novo filme do MCU.

À medida que o MCU se aproxima da culminação de sua atual Saga do Multiverso com Vingadores 5 e Vingadores: Guerras Secretas, é natural que os seres âncora se tornem uma peça-chave em um quebra-cabeça multiversal muito maior.

Deadpool e Wolverine está em exibição nos cinemas.

Escolha o Streaming e tenha acesso aos lançamentos, notícias e a nossas indicações do que assistir em cada um deles.