ALERTA DE SPOILERS
Vingadores: Ultimato confundiu muitos fãs da Marvel. Ao que parece, isso parece ter terminado com a série de Loki, que está no Disney+.
Na estreia, Loki superou Vingadores: Ultimato em um ponto. O seriado com Tom Hiddleston esclareceu como funciona a viagem do tempo no MCU.
Tudo se dá graças a introdução da Autoridade de Variância Temporal (AVT, ou TVA em inglês). A organização cósmica é a responsável por controlar o tempo na Marvel.
Em Vingadores: Ultimato, existiu cenas discutindo a viagem no tempo. Uma que confundiu o público foi o momento que Loki escapa em Os Vingadores, de 2012.
Se a viagem no tempo funcionasse como em De Volta para o Futuro, os eventos de Thor: O Mundo Sombrio não aconteceriam e isso criaria um efeito dominó. Porém, quando os heróis voltam, tudo segue normal.
Como a viagem de Vingadores: Ultimato funciona e a escapada de Loki foram bem explicadas pela série no Disney+.
Explicação de Loki
A TVA é controlada pelos Guardiões do Tempo. Eles criaram a organização após uma guerra entre diversas linhas do tempo.
Com ela, esses seres poderosos criaram a Linha Sagrada do Tempo. A TVA faz de tudo para manter ela. Eles explicam que os eventos de Vingadores: Ultimato estavam previstos, menos a escapada de Loki.
Dessa forma, a viagem no tempo dos heróis da Marvel é protegida pela TVA. Por isso, não cria qualquer efeito no MCU.
Já a viagem de Loki não era prevista, o que cria uma linha do tempo alternativa. Nesse caso, a TVA deve agir para impedir uma ramificação que possa levar a uma nova realidade e consequentemente, uma nova guerra.
Basicamente, a Marvel funciona a partir da Linha Sagrada do Tempo. O que a TVA definir que está previsto, poderá acontecer sem qualquer problema ou ramificação, para que tudo seja preservado.
Já o que sair dessa Linha Sagrada do Tempo, será definido pela TVA. Assim, basicamente a Marvel coloca que o que a organização decidir, é o que vale no MCU.
Loki e Vingadores: Ultimato estão no Disney+. A série da Marvel ganha novos episódios nas quartas.