Contém spoilers
O quarto episódio de What If?, da Marvel, é possivelmente o mais impactante de todos até agora. Além disso, também se mostra importante para os fãs que querem entender um pouco mais da Fase 4 do MCU.
Como os fãs já devem ter percebido, a Fase 4 é quase toda sobre a ideia de multiverso. Mas além das realidades alternativas, um ponto está em foco: quão desastrosos podem ser os resultados das escolhas pessoais de cada personagem?
Focado no Doutor Estranho, o novo episódio de What If? aborda muito disso. Nessa realidade alternativa, a Dra. Christine Palmer morreu no acidente de carro que feriu Stephen Strange.
A perda assombra Stephen, que decide usar a Joia do Tempo para voltar ao passado e salvar Christine. Mas as coisas não acontecem de acordo com o planejado: ela ainda acaba morrendo todas as vezes, não importa o que o Feiticeiro Supremo faça.
Acontece que a morte de Christine é um “ponto absoluto no tempo” dentro dessa realidade. É uma morte dolorosa, mas imóvel e imutável.
Mas Doutor Estranho ainda não se conforma. Ele sai em uma jornada para conquistar mais poder, a fim de consertar o que não pode ser consertado.
Importante episódio
A busca de Doutor Estranho o leva à Biblioteca Perdida de Cagliostro, onde ele descobre o poder de absorver outros seres, o que pode finalmente lhe dar a força para reverter o “ponto absoluto no tempo” que é a morte de Christine. Mas mesmo assim, ele ainda não é poderoso o bastante.
É revelado que o Doutor Estranho não chegou ao ápice do poder porque a Anciã o dividiu em dois, permitindo que o Stephen que não seguiu esse caminho sombrio coexistisse na mesma linha do tempo. A ideia era enfraquecer os dois e ajudar o louco Doutor Estranho a ver a razão.
Uma batalha épica acontece entre as duas versões do Doutor Estranho, mas infelizmente o Stephen do “mal” vence. Com todo o seu poder restaurado, ele finalmente consegue trazer Christine de volta à vida, mas reverter o “ponto absoluto” acaba destruindo toda essa realidade.
Depois de perceber o que sua arrogância lhe custou, o Doutor Estranho implora ao Vigia para desfazer tudo o que ele fez. Mas o Vigia diz que não é um deus, e como sempre deixou claro, ele não interfere nos eventos que ele observa.
Dessa forma, o Doutor Estranho desmorona enquanto Christine morre mais uma vez diante dos seus olhos. É um final impactante e deprimente para um episódio que trouxe várias informações importantes sobre o que esperar do futuro da Fase 4 do MCU.
What If?, da Marvel, está agora disponível no Disney+, com um episódio sendo lançado por semana. Clique aqui para assinar o serviço de streaming.