Doutor Destino é um dos vilões mais distintos e importantes da história dos quadrinhos. Apesar da grandeza do vilão da Marvel em quadrinhos como Quarteto Fantástico e Vingadores, ele tem sido subutilizado em filmes em live-action.
Nos três filmes oficialmente lançados do Quarteto Fantástico, uma parte essencial de Victor Von Doom foi perdida na tradução na jornada do vilão para o cinema.
Com a nova série de histórias em quadrinhos do Doutor Destino em andamento e sua introdução inevitável no MCU em algum momento no futuro previsível, vamos dar uma olhada no que faz o Destino funcionar nos quadrinhos e em como suas aparições cinematográficas o maltrataram.
Tragédia clássica
Doutor Destino é um dos vilões mais importantes do Universo Marvel e o gênero de super-heróis como um todo. Victor foi criado como filho de um inventor e uma bruxa, dedicando-se a ambos os campos.
Ele veio para a América como estudante de intercâmbio com uma bolsa de estudos. Um ex-amigo de Reed Richards na faculdade, Victor Von Doom se separou dele enquanto tentava usar uma máquina para invadir o inferno para salvar a alma de sua mãe.
Marcado pelo incidente e tão confiante em suas próprias habilidades, ele culpa Reed pelo incidente e viaja o mundo por conta própria, aprimorando suas habilidades. Ele se tornou um especialista em magia e ganhou sua armadura de marca registrada durante suas viagens.
Ele voltou para a Latvéria, a nação de seu nascimento, e assumiu o rei da nação européia isolacionista, que governou com sua cruel marca de honra. Apesar de suas realizações, ele é definido para sempre por seu ódio por Reed Richards, o homem que Destino sabe que nunca pode superar.
Com tanta coisa acontecendo, Destino rapidamente eclipsou seu status como um vilão do Quarteto Fantástico para se tornar um inimigo de todo o Universo Marvel. Seus aspectos políticos atraem Capitão América e Pantera Negra, seus planos de vilão forçam a atenção dos Vingadores.
Seus poderes mágicos o atraem para Doutor Destino, e seu conhecimento técnico pode torná-lo um inimigo do Homem de Ferro. Ele até apareceu como um vilão de heróis como Homem-Aranha, X-Men e Justiceiro.
Ele é um vilão, mais do que qualquer um no Universo Marvel, e isso ajuda a elevá-lo além de seu lugar nominal como apenas um vilão do Quarteto Fantástico. Ele pode ameaçar alguém porque é uma ameaça para todos, tornando-o maior na vida e mais imponente como resultado.
Filmes condenados
O Doutor Destino dos filmes é quase como o oposto da versão de quadrinhos. Na verdade, ele é um vilão muito mais esquecível.
Nos dois primeiros filmes do Quarteto Fantástico dos anos 2000, ele foi o CEO da Von Doom Industries, não um rei. Ele se transformou em um amigo vingativo de Reed, que está tentando roubar Sue Storm dele.
Ele está lá quando a estação espacial é bombardeada com energias cósmicas, criando propriedades metálicas orgânicas em todo o corpo e dando-lhe a capacidade de criar explosões eletromagnéticas. Isso se torna o substituto de suas armaduras e habilidades mágicas e o reformula como uma versão menor dos quadrinhos.
Ele nunca se torna rei, ao invés disso tentando roubar o Poder Cósmico do Surfista Prateado em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado. Ele finalmente foi derrubado por Johnny Storm, que absorveu brevemente os poderes do resto da equipe, em vez de encontrar uma maneira de trabalhar com eles para salvar o dia.
Foi ainda pior no reboot do diretor Josh Trank em 2015, Quarteto Fantástico. Em grande parte discutindo o conceito do personagem que apareceu na linha Ultimate de quadrinhos, Victor se estabeleceu como um hacker e mais introvertido do que nunca, provando ser anti-higiênico e irreverente quanto ao seu próprio estado de bem-estar.
Ele segue a equipe para a Zona Negativa depois de uma noite bebendo e também é amaldiçoado com poderes depois de ser exposto aos raios. Victor eventualmente se torna oprimido e louco por seus poderes e tenta destruir o mundo para que ele possa refazê-lo à sua própria imagem.
O que deu errado
Cada tentativa cinematográfica de Doutor Destino teve como objetivo reduzi-lo de alguma forma. Ele foi levado ao nível humano, tornando-se apenas um inventor ou um ex-amigo de Reed Richards.
Os filmes reduzem o absurdo dele, o que meio que derrota seu propósito. Ele deveria ser a maior ameaça de todos os tempos e sua arrogância tem peso justamente porque ele é muito talentoso em muitos campos diferentes.
Victor Von Doom encapsula os comprimentos absurdos do Universo Marvel melhor do que qualquer outro como um mago, tirano, inventor, supervilão e tudo mais. Ele foi projetado para ser maior que a vida, para que qualquer pessoa que se defronte com ele seja igualmente memorável por estar perto dele.
As versões cinematográficas de Doutor Destino tentaram trazê-lo de volta à Terra. Como o resto do Quarteto Fantástico, os elementos maiores da franquia são subestimados, em vez de depender apenas das brigas e relacionamentos em equipe para definir a história.
Embora isso possa funcionar para muitos personagens, as escalas cósmicas do Quarteto Fantástico como um todo estão ligadas ao drama, tornando mais difícil a tradução para um cenário menor. As melhores histórias do Quarteto Fantástico e, por extensão, as melhores histórias de Doutor Destino, operam em um nível que ninguém mais faz, e todas perdem algo quando não são adaptadas com a grandeza que deviam.
A Marvel Studios está DESTRUINDO a Marvel Televison! E esses 8 heróis da Marvel tem os mesmos poderes que heróis da DC! Saiba quais heróis da Marvel o Asa Noturna derrota ou não! O maior fracasso do MCU vai ganhar reboot e já temos detalhes! Foi confirmado que na Disney+ terão séries dos X-Men, do Homem-Aranha e do Quarteto Fantástico! Tudo isso você encontra no Observatório de Séries!