Vingadores: Ultimato finalmente está chegando aos cinemas, representando não apenas o desfecho de Guerra Infinita e a nova aventura dos Maiores Heróis da Terra, mas também a culminação de 21 filmes.
Compondo o que o presidente da Marvel Studios chama de Saga do Infinito, as três fases contaram com filmes variados em estilos e narrativas, contemplando mais de uma década de histórias nas telas. A fim de preparar o leitor para o Ultimato, oferecemos essa retrospectiva dos principais acontecimentos e referências em cada um dos filmes do MCU.
Na quinta parte do especial, vamos relembrar os filmes dos Guardiões da Galáxia.
Guardiões da Galáxia (2014)
Formando os Guardiões da Galáxia
A Marvel Studios aposta no cósmico com o primeiro filme dos improváveis heróis espaciais. Após ser abduzido quando criança, Peter Quill se tornou o saqueador Senhor das Estrelas, formando um grupo ao lado de Gamora, Drax, Rocket Raccoon e Groot. O grupo não se dá bem de primeira, mas acaba se revelando como uma força eficiente quando juntos.
Ronan, o Acusador
O primeiro vilão enfrentado pelos Guardiões é Ronan, o Acusador, um fanático da raça Kree que planeja exterminar a raça dos Xandarianos. Ele busca um artefato misterioso para isso.
Thanos e Nebula
Após ser apresentado brevemente na cena pós-créditos de Os Vingadores, o Titã Louco enfim ganha sua primeira cena completa aqui. Já com Josh Brolin no papel, ele forma um acordo com Ronan, e até lhe garante a ajuda de Nebula, uma de suas filhas adotivas. Vivida por Karen Gillan, ela é meia-irmã de Gamora, e tem uma relação antagônica com a personagem de Zoe Saldana.
As Joias do Infinito
Quando os Guardiões da Galáxia encontram o Colecionador, ele entrega uma das explicações mais importantes do MCU: as Joias do Infinito, seis singularidades com extremo poder que foram espalhadas pelo Universo através de diferentes objetos. Fica estabelecido aqui que Thanos está atrás dessas Joias.
A Orbe
O macguffin de Guardiões da Galáxia é a misteriosa Orbe, uma esfera cobiçada por Ronan, Thanos e os protagonistas. Seu conteúdo é justamente uma das Joias do Infinito: a Joia do Poder, que é manipulada pelo grupo no final para derrotar o vilão.
Awesome Mix Vol. 1
Não é possível falar sobre Guardiões da Galáxia sem mencionar o uso de sua trilha sonora incidental. Escolhidas por James Gunn, as músicas do Walkman de Peter Quill fazem parte da história e garantem uma personalidade única, iniciando a moda de usar canções populares em filmes de super-heróis.
Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017)
Ego e os Celestiais
Em sua segunda aventura nos cinemas, Peter Quill enfim descobre quem é seu pai: Ego, o Planeta Vivo. Interpretado por Kurt Russell, ele se apresenta como um Celestial, um dos seres mais antigos e poderosos de todo o Universo. Sendo filho de Ego, Peter tem o potencial para alcançar poderes incríveis, mas é algo que ele recusa ao ser forçado a destruir seu pai – pois ele foi o responsável pela morte de sua mãe.
Mantis
Uma das novas adições à equipe no segundo filme é a empata Mantis. Capaz de sentir e alterar as emoções daqueles quem toca, a personagem de Pom Klementieff torna-se uma aliada valiosa, acompanhando os Guardiões em novas aventuras.
A redenção de Nebula
A ciborgue Nebula passa por uma grande transformação no segundo filme. Determinada a matar sua irmã Gamora, as duas acabam juntando forças e fazem as pazes, e a personagem de Karen Gillan agora promete encontrar Thanos e se vingar por todo o sofrimento pelo qual ele a fez passar.
A morte de Yondu
Uma das poucas mortes de “heróis” que realmente parece ser pra valer. Assumindo um papel indireto como figura paterna de Peter Quill, o Yondu de Michael Rooker dá sua vida para salvar o personagem de Chris Pratt após a destruição de Ego, ficando sem ar no espaço. Seu funeral é uma das cenas mais belas de todo o MCU.
Adam Warlock
Os fãs da Marvel estão ansiosos para ter a chegada de um dos seres mais poderosos dos quadrinhos nas telas. Em uma das múltiplas cenas pós-créditos do filme, vemos a sacerdote Ayesha usando um casulo para criar um ser que ela julga perfeito: Adam Warlock. Agora que James Gunn foi recontratado para Guardiões da Galáxia Vol. 3, é provável que Warlock faça sua estreia ali.
Os Guardiões da Galáxia vão retornar em Vingadores: Ultimato, que chega aos cinemas brasileiros em 25 de abril.
Relembre a trilogia Homem de Ferro