Filmes

Explicado o que Capitão América faz quando some em Vingadores: Ultimato

No final de Vingadores: Ultimato, o Capitão América retorna ao fluxo do tempo para devolver as Joias do Infinito e consertar todas as linhas do tempo – mas ele não conseguiu consertar aquela em que Loki escapou.

Vingadores: Ultimato foi o encerramento da Saga do Infinito do MCU, mostrando os Vingadores se unirem para derrotar Thanos e seu exército de uma vez por todas. Os heróis sobreviventes de Vingadores: Guerra Infinita voltaram no tempo para roubar as Joias do Infinito ao longo de sua história compartilhada, a fim de trazer metade da vida do universo de volta do pó em seu presente.

Tendo sido avisado pela Anciã sobre a remoção das Joias do Infinito de seus respectivos lugares no tempo e no espaço, Bruce Banner promete devolvê-las a todos os pontos de onde foram tiradas, evitando assim a fragmentação da realidade em linhas de tempo sombrias e divergentes.

Nos momentos finais do filme, o Capitão América faz exatamente isso, sendo enviado de volta no tempo por Hulk, com uma maleta cheia de Joias do Infinito ao lado e o martelo de Thor na mão, a fim de devolver as Joias a todos os locais de onde vieram.

Enquanto o Capitão América completa sua missão fora da tela, o público sabe que ele é bem-sucedido devido à sua aparição repentina em um banco próximo, ainda que velho.

Após o aparente sucesso de sua tarefa, o Capitão América decidiu retornar aos anos do pós-guerra e encontrar seu único e verdadeiro amor, Peggy Carter, pela dança que lhes foi prometida.

Ele diz ao Falcão: “Bem, depois que eu coloquei as Joias de volta…” , para que os espectadores saibam que o Capitão América retornou todas as Joias do Infinito para onde elas foram obtidas – incluindo a Joia do Espaço, que ele e Tony haviam adquirido em 1970.

Isso, no entanto, não explica as consequências do assalto ao tempo em 2012, que mostrou Loki escapar com a Joia do Espaço daquele período após Tony Stark ser derrubado por um Hulk enfurecido por uma escada. O Observatório do Cinema descobriu por que o Capitão América pode ter corrigido todas as linhas do tempo, exceto uma.

A linha do tempo de Loki

Toda outra realidade ramificada ameaçada pela remoção das Joias do Infinito – como advertido pela Anciã – seria finalmente consertada quando o Capitão América retornasse com sucesso essas seis Joias de onde elas vieram, restaurando a harmonia e o equilíbrio do universo.

Isso, no entanto, não explica o fato de que em 2012, o Loki desse período escapou com seu Tesseract, que – sem o conhecimento de todos os presentes – continha a Joia do Espaço.

Quando Loki de 2012 agarrou o Tesseract do chão do saguão da Torre Stark, ele imediatamente desapareceu em um portal. Mesmo que Capitão América soubesse retornar a 2012 para rastrear Loki e a Joia do Espaço – e parece que não estava na sua agenda de viagens no tempo -, a probabilidade de encontrar o malandro poderia ser pequena.

Isso significa que a “linha do tempo de Loki” não pode ser corrigida – não pelo Capitão América, pelo menos.

Os diretores de Vingadores: Ultimato, Joe e Anthony Russo, em entrevista ao Business Insider, foram muito sinceros sobre o que a fuga de Loki em 2012 significa para essa linha do tempo.

“A intenção era que o Capitão América corrigisse as linhas do tempo passadas no ponto em que as Joias saíam. Loki, quando ele se teletransporta com a Joia do Espaço, criaria sua própria linha do tempo. Fica muito complicado, mas seria impossível para Capitão América retificar a linha do tempo, a menos que ele encontrasse Loki. No minuto em que Loki faz algo tão dramático quanto pegar a Pedra do Espaço, ele cria uma realidade ramificada.”

Com as informações disponíveis, fica claro que a fuga de Loki em 2012 em Vingadores: Ultimato criou uma realidade ramificada, que o Capitão América não poderia impedir por falta de recursos ou conhecimento.

A notícia já foi divulgada de que a minissérie do Disney+ de seis episódios de Loki seguirá a versão de 2012 do personagem, enquanto ele desliza no tempo “influenciando a história humana”, sendo perseguido por um órgão autoritário conhecido como Time Variance Authority (cujo trabalho é proteger a linha do tempo).

Em um ponto, ele é detido pela TVA, então ainda há esperança para essa realidade fragmentada e ramificada. Loki também pode aparecer em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, levando a especulações sobre se Loki de 2012 e sua realidade ramificada são a causa da abertura do Multiverso.

A minissérie de Loki da Marvel estreia no Disney+ em 2021.

Sair da versão mobile