Filmes

Final de Vingadores: Ultimato mostra que [SPOILER] é hipócrita

A grande decisão do Capitão América no final de Vingadores: Ultimato o torna um hipócrita quando se trata de seguir em frente. O quarto filme dos Vingadores – que foi a sétima e última aventura de Steve Rogers no MCU – deu a ele um final feliz com seu primeiro amor, mas contradisse os comentários que ele fez no início do filme.

Durante a parte de viagem no tempo de Vingadores: Ultimato, o Capitão América (Chris Evans) fez parceria com o Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) para uma viagem a 1970, onde deveriam recuperar as Partículas Pym de Hank Pym e a Joia do Espaço. Enquanto estava lá, Steve teve um vislumbre de Peggy Carter (Hayley Atwell), seu principal interesse amoroso em Capitão América: O Primeiro Vingador.

Ver Peggy fez Steve perceber que ele poderia usar o Reino Quântico para finalmente ter o que sempre quis. E depois que Thanos (Josh Brolin) foi derrotado, Steve usou a viagem no tempo para colocar todas as Joias de volta, mas decidiu não voltar aos dias de hoje.

Em vez disso, ele permaneceu no passado para que pudesse viver o resto de sua vida com Peggy. Depois de se tornar um homem idoso, Steve passou seu icônico escudo e manto do Capitão América para Falcão (Anthony Mackie).

Estar com Peggy era o destino que ele havia sido negado por muito tempo. Os eventos de Capitão América: O Primeiro Vingador os separaram e impediram os dois – que se amavam profundamente – de terem seu primeiro encontro.

Steve ansiava por Peggy em Os Vingadores, mas acabou tentando seguir em frente com sua vida. “Seguir em frente” também foi um tópico importante no início de Vingadores: Ultimato, quando Capitão América realizou uma reunião de pessoas que haviam perdido entes queridos no Estalo de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita.

A mensagem que ele deu aos presentes foi a de que ele esperava que os ajudasse a aceitar o que havia acontecido e aprender a lidar com a perda das pessoas de quem gostavam. Aparentemente, ele foi incapaz de seguir seus próprios conselhos.

Comportamento hipócrita

Steve falou muito sobre a importância de seguir em frente, mas se ele realmente seguisse essa mentalidade, teria aceitado que a vida que teve com Peggy acabou em 1945. Em vez disso, Steve se recusou a deixar o passado para trás.

Assim que percebeu que era possível estar com Peggy novamente, ele desistiu da ideia de seguir em frente, algo que ele havia tentado fazer em Capitão América: Guerra Civil, quando beijou a sobrinha de Peggy, Sharon Carter (Emily VanCamp).

A ideia de que a abordagem de Steve para seguir em frente é um pouco hipócrita foi na verdade reconhecida pelo próprio personagem durante uma conversa com a Viúva Negra (Scarlett Johansson) em Vingadores: Ultimato. Ao discursar na reunião, Steve disse: “Eu sempre digo a todos que eles devem seguir em frente, crescer e alguns o fazem, mas não nós.”

Aqui, Steve está falando sobre o Estalo. Ele, junto com todos os outros Vingadores restantes, foi tão longe a ponto de quebrar as regras do tempo para desfazer o que Thanos fez.

Mas os comentários de Steve aqui também podem se aplicar a seus sentimentos persistentes por Peggy e, de certa forma, até prenunciaram sua decisão fatídica.

Vingadores: Ultimato, da Marvel, está agora disponível no Amazon Prime Video.

Sair da versão mobile