Apesar de terem lutado entre si nos quadrinhos da Marvel e nos filmes do MCU, Homem-Aranha e Thanos raramente compartilham muito tempo na tela. Em Vingadores: Guerra Infinita, Homem-Aranha chutou Thanos algumas vezes e depois ajudou o Homem de Ferro (sem sucesso) a remover sua Manopla.
Na saga de quadrinhos Desafio Infinito original, o Homem-Aranha atingiu Thanos no rosto com uma teia e o chutou no rosto, mas foi posteriormente morto pela namorada criada artificialmente por Thanos (não se preocupe, ele retornou).
No entanto, Thanos e Homem-Aranha interagiram muito mais em Homem-Aranha #17, que mostrou Peter Parker sendo morto (novamente) e conhecendo Thanos e Morte quando ele passou para a vida após a morte. Em uma reviravolta chocante, no entanto, Peter acabou convencendo a Morte a deixá-lo viver!
A inesperada reunião aconteceu depois que o Homem-Aranha, enquanto entregava um molho de churrasco para a tia May, vê algumas arruelas de janela caindo quando uma plataforma quebra. Homem-Aranha consegue salvar os homens, mas a plataforma cai sobre uma máquina de resfriamento cheia de gás explosivo.
Vendo uma mãe e sua filha no caminho da explosão, o Homem-Aranha se joga e usa seu próprio corpo para protegê-los. No entanto, ele morre na tentativa e seu espírito é jogado para fora de seu corpo.
Satisfeito por ter conseguido afastar a mãe do perigo, Peter deixa-se flutuar e se vê sob uma bela luz branca. Pensando se ele se reunirá com Gwen Stacy ou sua mãe, ele segue a luz, mas acaba em um ferro-velho estranho cheio de itens religiosos e espirituais diferentes.
E ele tem companhia – pois Thanos e Morte estão nesta fase da vida após a morte esperando por ele.
Insultando-o por sua inútil tentativa de ser um herói, Thanos faz o Homem-Aranha dar uma última olhada em seu corpo e na vida que ele deixou para trás. No entanto, Peter vê que seu último resgate não foi tão bem-sucedido quanto ele pensava.
Enquanto ele conseguiu salvar a mulher da explosão do gás, sua filhinha morreu e também está à deriva no meio do caminho entre a vida e a morte. De repente cheio de nova motivação, o Homem-Aranha exige que Thanos e Morte liberem a garota e a deixem voltar para sua mãe.
Thanos simplesmente diz ao Homem-Aranha que isso nunca é feito, fazendo com que Peter comece a atacar o Titã Louco, esperando que isso faça a diferença. Em vez disso, Thanos o ataca e tenta feri-lo emocionalmente, dizendo a ele que tudo que ele realizou como herói é inspirar uma maior vilania.
Ele então cresce para um tamanho enorme, tentando intimidar o Homem-Aranha, mas Peter apenas aponta que Thanos está simplesmente tentando fazê-lo se sentir pequeno em um reino onde até Thanos admite que coisas físicas não importam.
Carinho pelo Homem-Aranha
Durante todo esse tempo, a Morte tem observado silenciosamente a luta aparentemente impassível. De repente, no entanto, ela olha para Thanos como se ele tivesse perdido alguma coisa.
Enervado, Thanos pergunta se a Morte quer o Homem-Aranha. Quando ela não responde, o Homem-Aranha fala, reconhecendo que pode ser arrogante solicitar que ela desista de duas vidas, mas ressalta que ele luta não por sua própria vida, mas pela vida da garota.
Embora a Morte não responda, no instante seguinte, o Homem-Aranha e a garota retornam à vida, com Homem-Aranha mantendo apenas vagas lembranças de seu tempo na vida após a morte.
Uma cena quase esquecida, o breve momento em que o Homem-Aranha está morto oferece uma visão única da Morte, que francamente deve perturbar Thanos. Durante a maior parte de sua existência, Thanos fez tudo pela Morte e até adquiriu as Joias do Infinito para destruir metade da população do universo e corrigir o que ele acredita que a Morte vê como um “grande desequilíbrio”.
Mas se alguém como o Homem-Aranha pode convencer a Morte a ressuscitar não apenas a si mesmo, mas uma criança aparentemente insignificante, é possível que Thanos esteja interpretando mal alguns dos desejos da Morte, frustrando-o ainda mais e dando-lhe uma vingança pessoal contra o Homem-Aranha.
No cinema, a Morte não chegou a ser introduzida durante a jornada de Thanos no MCU.