Hulk é um dos membros originais dos Vingadores, e desde sua primeira aparição no MCU vem conquistando o coração dos fãs principalmente pelo carisma do ator Mark Ruffalo.
Vingadores: Ultimato frustrou muitos fãs do Hulk ao deixar de fora de seu enredo a transformação de Bruce Banner no Professor Hulk, versão do personagem que combina o intelecto do cientista com a força do gigante.
O herói deve retornar em breve na série da Mulher-Hulk, que estreia no Disney+.
Enquanto isso, uma HQ da Marvel protagonizada pelo Hulk acabou causando a maior polêmica nos Estados Unidos.
Confira abaixo tudo sobre essa história!
Conteúdo antissemita?
Após uma grande polêmica nas HQs do Hulk, a Marvel ofereceu desculpas aos leitores, junto com uma possibilidade de troca ou reembolso dos quadrinhos.
A controvérsia em questão aconteceu na edição #43 de Immortal Hulk. A HQ apresenta vários problemas relacionados a estereótipos do povo judeu, incluindo uma bizarra representação da Estrela de Davi e erros intencionais na grafia da palavra “jewelry” (joias).
Em Immortal Hulk #43 – produzida por Al Ewing, Joe Bennett, Ruy Jose, Beladrino Brabo, Paul Mounts e Cory Petit -, Joe Fixit visita uma loja de penhores. É no interior do estabelecimento que os leitores perceberam os elementos mais problemáticos.
A janela da loja aparece acompanhada do nome “Cronemberg” (uma escrita errada para um típico sobrenome judeu) e de uma Estrela de Davi dourada – aparentemente sem uma razão específica.
Para piorar a situação, a palavra “jewelry” (joias) é escrita como “jewery”, um trocadilho com o termo “jew” (judeu).
A grafia trocada faz referência a conhecidos estereótipos do povo judeu, especificamente os relacionados com avareza e ganância por dinheiro.
O quadrinista Joe Bennett (que nasceu no Brasil!), emitiu uma nota de esclarecimento afirmando que “não tem justificativas” para a retratação da Estrela de Davi, e que até então não compreendia muito bem a periculosidade do estereótipo.
Bennett também se desculpou pelo erro no nome “Cronemberg”, utilizado como uma “homenagem” ao cineasta David Cronenberg.
A Marvel afirmou que corrigiria todas as versões futuras da HQ – físicas e digitais – para eliminar a suposta arte antissemita.
A companhia não revelou se Bennett será punido pela polêmica.
Anteriormente, a empresa agiu rapidamente para encerrar os contratos de quadrinistas que esconderam mensagens inapropriadas ou controversas no background das HQs – como Ardian Syaf, demitido após inserir conteúdo antissemita e anticristão em painéis da HQ X-Men Gold.
O site Screen Rant compartilhou a polêmica imagem de Immortal Hulk; confira abaixo!