Quase uma década atrás, quando o MCU estava em alta e a Fase 3 era o centro das atenções, a Marvel Studios buscava um ator que pudesse dar vida a um dos heróis mais populares da franquia: Doutor Estranho.
Na época, Joaquin Phoenix (Coringa: Folie à Deux) parecia ser a escolha perfeita para o papel, e o vencedor do Oscar chegou bem perto de estrelar o blockbuster. Mas, então, ele desistiu. O que aconteceu? Em uma longa entrevista ao SlashFilm, o diretor de Doutor Estranho, Scott Derrickson, falou sobre o processo de encontrar o ator perfeito e revelou o que ocorreu com Phoenix.
Durante a entrevista, Derrickson revelou que, embora estivesse animado com Phoenix, sempre quis Benedict Cumberbatch (Sherlock) para interpretar o Feiticeiro Supremo. O problema era que havia um conflito de agenda, e Cumberbatch não estaria disponível para filmar no período que a Marvel Studios havia estabelecido para o filme. E, por mais que Phoenix gostasse da ideia de se tornar Stephen Strange, ele tinha reservas sobre assinar um contrato para vários filmes com a Disney.
Isso não impediu Phoenix de se encontrar com Derrickson e ouvir o que o cineasta tinha a dizer. Derrickson disse ao SlashFilm que eles “passaram algumas longas tardes” juntos e que ele ficou “muito impressionado” com a abordagem de Phoenix para o papel e o processo de pensamento do ator. Derrickson até mencionou que achava que Phoenix estava começando a se abrir para a possibilidade de se tornar o rosto do Doutor Estranho. Joaquin Phoenix “Nunca Pertenceu ao MCU,” Afirma Scott Derrickson
A mente de Derrickson ainda brincava com a ideia de Cumberbatch assumir o papel, e por mais que ele amasse Phoenix, algumas coisas ficaram claras para ambos:
“Eu me encontrei com vários atores, e Joaquin foi com quem passei mais tempo. À medida que continuávamos a conversar, ficou claro para mim que Joaquin realmente não pertencia a esse filme e provavelmente nunca pertenceu ao MCU. Ele é um cara muito específico com objetivos muito específicos como ator, e uma maneira muito específica de atuar. Acho que ficou claro para ambos que isso talvez não fosse uma boa combinação, realmente é isso.”
Flexibilidade Criativa Transformou Coringa e Doutor Estranho em Sucessos Únicos
Não é difícil imaginar o tipo de envolvimento que Phoenix queria ter com o mundo dos super-heróis. Após assistir Coringa, fica claro que o ator estava interessado em algo que lhe oferecesse muito mais espaço para experimentar e brincar, sem necessariamente se prender demais ao cânone do personagem.
Quanto ao Doutor Estranho, Derrickson eventualmente convenceu a Marvel Studios e a Disney a mudar todo o cronograma de filmagens para acomodar Cumberbatch, e é fácil ver que foi a decisão certa. Onde ver Coringa? Prime Video.
Assista essa e outras produções do Prime Vídeo por 30 dias grátis. Clique aqui e aproveite!