Sem medo de rir dos truques datados do passado, Deadpool é o meio perfeito para a Marvel zombar de seus próprios personagens, e é por isso que Deadpool: Nerdy 30 inclui uma admissão do tipo “pisque e você perderá” que o herói de X-Men armado Cable tem mais do que uma semelhança passageira com o Exterminador do Futuro, famoso por Arnold Schwarzenegger.
Na edição da antologia que comemora trinta anos de Deadpool desde sua estreia em Novos Mutantes #98, uma das histórias tem a primeira festa de aniversário de Deadpool interrompida pela chegada de seu futuro amigo e herói viajante do tempo Nathaniel Summers.
O personagem Nathaniel Summers, também conhecido como Cable, foi fruto da imaginação de Chris Claremont, Louise Simonson e Rob Liefeld, começando como filho de Scott Summers e Madelyne Pryor, e posteriormente enviado ao futuro para curar o vírus tecno-orgânico que foi dado a ele por Apocalipse.
A versão adulta de Cable retornou como um soldado do futuro, um poderoso mutante que queria impedir a ascensão de Apocalipse ao poder, bem como as maquinações de seu clone maligno Conflyto, que o seguiu no passado.
O tempo de Cable com várias equipes de X-Men mostrou mais detalhes de seu passado gradualmente revelados junto com as especificações de suas impressionantes habilidades telecinéticas e telepáticas.
Sua vida mudou para sempre quando um acidente estranho o atingiu com Deadpool, e os ex-inimigos eventualmente se tornaram grandes amigos, e estão envolvidos nas aventuras um do outro desde então.
Em “Baby’s First Cable” de Skottie Young e Aaron Conley, o primeiro aniversário do bebê Wade Wilson é arruinado pela chegada de Cable, que está lá para eliminar Deadpool, salvando assim o futuro.
Ele é interrompido por outra versão de si mesmo que está lá para proteger Deadpool, salvando assim o futuro distante. Ambos são mortos por uma terceira versão de Cable, cuja explicação do porquê parece tão fluida quanto a compreensão dos X-Men sobre viagem no tempo.
Quando parece que o bebê Wade morreu, mais versões de Cable aparecem, consternadas por terem chegado tarde demais para influenciar os eventos, até que seja uma verdadeira convenção de Cables parados com suas armaduras no estilo dos anos 90, grandes armas e olhos brilhantes.
Uma versão que se destaca – mesmo além da versão feminina de Cable ou Gorilla – é o Exterminador do Futuro de jaqueta de couro, com a mandíbula quadrada, parado calmamente com seus óculos de sol característicos.
Esta referência sutil, mas inconfundível, zomba das origens do Cable, criado como parte do que se tornou uma nova geração de personagens que não se desculpou por suas inspirações, fosse da televisão ou do cinema. As semelhanças entre Cable e o Exterminador do Futuro são difíceis de ignorar.
Cópia do Exterminador do Futuro?
Ambos são viajantes do tempo de um futuro pós-apocalíptico, ambos uma combinação de humano e máquina com uma propensão para armas enormes, e o único olho brilhante de Cable parece emprestado do clássico pôster do filme do Exterminador do Futuro.
Um dos co-criadores de Cable foi Rob Liefeld, um criador que se tornou sinônimo de ombreiras, bolsas, armas grandes e o excesso geral dos quadrinhos dos anos 90, que também foram impressos em Deadpool.
Provavelmente não é uma coincidência que Cable e Deadpool tenham se tornado tão firmemente ligados, considerando que Wade não teve problemas em admitir suas próprias semelhanças óbvias com o Exterminador da DC.
No final, esse aceno ao passado de Cable também serve como um lembrete de que, graças a seus fãs, Cable teve permissão para evoluir e crescer como personagem, enquanto muitos personagens daquela era dos quadrinhos caíram na obscuridade ou se tornaram piadas de antigamente.
Tanto Cable quanto Deadpool ultrapassaram suas origens nos anos 90 e se tornaram seus próprios personagens, ganhando uma base de fãs significativa que os manteve relevantes na Marvel Comics, e o público até mesmo viu Cable interpretado por Josh Brolin em Deadpool 2, dando a ele uma aparência própria no cinema.
Qualquer que seja o grau de DNA do Exterminador do Futuro na versão original de Cable, o herói dos X-Men foi longe o suficiente para que piadas como essa pareçam mais como um olhar afetuoso para trás do que qualquer crítica de onde Nathan está agora, mesmo quando elas vêm de Deadpool.
Deadpool: Nerdy 30 #1, da Marvel Comics, já foi lançada nos Estados Unidos.