Concorda?

Marvel arruinou história clássica do Homem-Formiga

A jornada autodestrutiva de Hank Pym terminou em redenção nos quadrinhos, mas What If? tornou essa última parte impossível

Contém spoilers

A série animada What If?, da Marvel, arruinou uma história clássica de um dos Vingadores originais dos quadrinhos, Hank Pym, o primeiro Homem-Formiga. Para o terceiro episódio, a Marvel finalmente deu ao Hank Pym de Michael Douglas a chance de usar o traje de Jaqueta Amarela.

Nos filmes, Pym teve negada a chance de seguir esse caminho, já que o título foi dado a Darren Cross em Homem-Formiga.

Embora haja uma precedência na Marvel Comics para o Jaqueta Amarela de Hank Pym tornar-se mentalmente instável e tomar um rumo ruim, a direção particular que a Marvel tomou com o episódio não fez o melhor uso das ideias nas quais se inspirou, como apontado pelo Screen Rant.

Semelhante ao personagem do MCU, a versão em quadrinhos de Jaqueta Amarela deixou que seus problemas de raiva o conduzissem por um caminho sombrio. Depois de ter um colapso mental, Hank bateu em sua esposa e programou um robô para lutar contra os Vingadores (apenas para que pudesse “salvá-los”).

A maior diferença entre isso e o que se desdobrou em What If? é que enquanto ambas as histórias mostraram Pym arruinar sua própria vida, apenas uma esqueceu sua redenção.

A clássica redenção de Hank Pym

O terceiro episódio de What If? transformou Hank Pym em um vilão completo, enquanto os quadrinhos destruíram sua reputação heroica, mas não chegaram a torná-lo um supervilão absoluto. Isso é importante, porque a melhor parte da história do Jaqueta Amarela nos quadrinhos da Marvel não é sua queda – é como ele tentou compensar isso.

O que tornou este arco nos quadrinhos da Marvel tão interessante é que ele levou um herói distinto por uma jornada autodestrutiva, o fez chegar ao fundo do poço e então lhe deu a oportunidade de se reconstruir.

Por causa de seus erros caros, Pym foi facilmente acusado de um crime que não cometeu, forçando-o a derrubar sozinho os Mestres do Mal e limpar seu nome.

Os esforços de um Vingador mal compreendido para reconquistar a confiança perdida, perdoar a si mesmo por suas ações e lutar contra probabilidades aparentemente impossíveis são frequentemente considerados como a história definitiva de Hank Pym nos quadrinhos, e é por isso que é uma pena que a Marvel foi um pouco longe demais em What If?, fazendo-o assassinar pessoas inocentes.

Se não tivesse adotado essa abordagem, a série animada poderia ter encontrado uma maneira de eventualmente adaptar um grande arco de redenção para o primeiro Homem-Formiga, um dos Vingadores originais da Marvel Comics.

What If?, da Marvel, está agora disponível no Disney+. A série animada lança um novo episódio por semana.

Filmes e séries da Marvel podem ser assistidos pelo Disney+. Clique aqui para assinar o serviço de streaming.

Sair da versão mobile