Erraram

Marvel bagunça de vez a linha do tempo do MCU

Fase 4 deveria ser redefinida

O pôster de Vingadores: Guerra Infinita
O pôster de Vingadores: Guerra Infinita

A linha do tempo do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) vem sendo debatida desde os primórdios desses filmes, mas agora a Marvel bagunçou tudo de vez.

A Marvel lançou Invasão Secreta na hora errada. Tudo na série do Disney+ a conecta diretamente com o epílogo de Ultimato, desde a introdução da cena pós-créditos ausente em Ultimato, com a revelação da Colheita de DNA dos Vingadores.

A minissérie do Disney+ examina repetidamente Nick Fury através da lente de sua experiência durante o Blip, fazendo questão de sugerir que ele não é mais o mesmo homem após os 5 anos que perdeu após o estalo de Thanos em Guerra Infinita.

E então, com a introdução da trama do DNA dos Vingadores, Invasão Secreta se conecta incontestavelmente aos eventos de Ultimato, falhando em explicar por que foi lançada 4 anos depois.

Mesmo em um nível filosófico, as reflexões tentadas por Invasão Secreta sobre a própria ideia dos Vingadores – que Nick Fury questiona em uma desconstrução confusa sugerindo que a Terra deveria parar de depender demais de heróis – fazem muito mais sentido se você acabou de assistir a Ultimato.

Afinal, Fury acabara de ver seu suposto amigo Tony Stark se sacrificar, revelando finalmente o verdadeiro custo do heroísmo e talvez dando a Fury um motivo para questionar a moralidade da dependência de super-heróis.

Nesse contexto, parece menos que Fury está desafiando os Vingadores como defensores da Terra e mais que está examinando sua própria responsabilidade em colocar o peso do mundo inteiro sobre os ombros deles.

Dado que Invasão Secreta revela que Fury fez a mesma coisa com os Skrulls, a recontextualização é uma solução muito mais elegante para o que parece ser um problema lógico quando ele diz isso.

Pôster de Vingadores: Ultimato

Fase 4 lida com as consequências de Ultimato

Em resumo, Invasão Secreta deveria ter sido o primeiro lançamento após Vingadores: Ultimato. De acordo com as próprias definições da Marvel, as Fases 4, 5 e 6 são oficialmente chamadas de Saga do Multiverso, enquanto os primeiros 3 capítulos fazem parte da Saga do Infinito.

Essa definição foi uma decisão consciente para separar as eras pré e pós-Thanos, bem como a promessa menos tangível de que o MCU poderia ter múltiplas sagas que poderiam se estender no futuro.

Estritamente falando, fazia sentido distinguir esses capítulos. Ou teria feito se tivesse sido executado corretamente. O problema, no entanto, é que Thanos e Vingadores: Ultimato ainda são muito interessantes para o MCU.

Invasão Secreta é uma história pós-Ultimato da mesma forma que Falcão e o Soldado Invernal, Homem-Aranha: Longe de Casa, Gavião Arqueiro, WandaVision e Viúva Negra.

Cada uma delas lida diretamente com as consequências do Blip, explorando a ferida ainda aberta do mundo perdendo e depois recuperando bilhões de vidas. Longe de Casa, WandaVision, Gavião Arqueiro e Viúva Negra são histórias mais pessoais, enquanto Falcão e o Soldado Invernal oscila entre o pessoal e as ramificações geopolíticas do final de Ultimato.

Invasão Secreta se encaixa na mesma categoria, retratando não apenas a história pós-Ultimato de Nick Fury, mas também focando em questões globais mais amplas, graças à invasão Skrull e a ideia de pessoas deslocadas, como em Falcão e o Soldado Invernal. Embora Invasão Secreta não faça sentido na Fase 5, ela se encaixa perfeitamente com os outros projetos pós-Ultimato.

Nick Fury em Invasão Secreta

A Marvel deveria redefinir a Fase 4

Nenhum desses projetos pós-Ultimato tem muito a ver com o Multiverso, então sua inclusão na Saga do Multiverso não faz sentido. A solução, então, é propor uma Fase 4 diferente da lançada oficialmente pela Marvel, começando com Homem-Aranha: Longe de Casa.

Inicialmente, a sequência de Homem-Aranha foi apresentada como o epílogo da Fase 3 de Ultimato porque lidava diretamente com a morte do Homem de Ferro e o Blip, mas então metade da Fase 4 e Invasão Secreta fizeram o mesmo, então não há motivo para Longe de Casa não sair da Fase 3 e se juntar aos lançamentos que se encaixam tematicamente.

Dessa forma, os filmes da fase 4 deveriam ser:

Homem-Aranha: Longe de Casa
Invasão Secreta
Falcão e o Soldado Invernal
Viúva Negra
Thor: Amor e Trovão
Gavião Arqueiro
What If…?
WandaVision
Loki

Existem dois casos especiais aqui, mas ambos têm uma razão sólida. What If…? pode parecer uma história do Multiverso, mas é fundamentalmente uma releitura do Universo Alternativo da Saga do Infinito, com Ultron controlando as Joias do Infinito.

Na Fase 4, ele poderia ter preparado o público da Marvel para a ideia do Multiverso antes da cena pós-créditos de WandaVision e a introdução mais concreta da ideia em Loki.

A primeira temporada de Loki, lançada no final da Fase 4, seria a ligação perfeita entre a história pós-Ultimato de Loki (pois segue diretamente após a aparição de Tom Hiddleston em Ultimato) e a abertura do Multiverso do MCU.

Sair da versão mobile