Quadrinhos

Marvel choca ao revelar que [SPOILER] ajudou a criar o Wolverine

Na lista de origens sombrias e perturbadoras dos super-heróis, o Wolverine está certamente lá em cima. Capturado por agentes governamentais sinistros por suas extraordinárias habilidades de cura e garras ósseas, Wolverine passou por enormes experiências e traumas no objetivo da organização de transformá-lo em uma arma viva.

Wolverine finalmente escapa de suas garras, embora, lembrando quase nada de seu passado, graças à lavagem cerebral. No entanto, quando todas essas memórias reprimidas e trancadas voltam em Wolverine: Origins and Endings, Logan lembra que alguém ajudou em sua fuga das instalações do governo: Bucky, o Soldado Invernal e ex-companheiro de Capitão América.

Os agentes do governo que experimentaram o Wolverine faziam parte do Programa Arma X, que procurava experimentar mutantes e suas habilidades para transformá-los em ferramentas mortais para seus próprios propósitos. No caso de Logan, isso resultou no programa envolvendo todo o seu esqueleto com adamantium derretido, um dos metais mais fortes do Universo Marvel.

Graças ao seu fator de cura que o torna quase inefável, Wolverine foi capaz de sobreviver ao processo, o que o tornou mais forte, mais mortal e mais assustador. Se Bucky não tivesse ajudado em sua libertação, Wolverine provavelmente continuaria sendo uma arma viva do governo, graças ao trauma e à lavagem cerebral intensa que pretendia mantê-lo na linha.

Uma ajuda do Soldado Invernal

Em Wolverine: Origins and Endings, Logan se lembra da mão de Bucky em sua libertação e parte para encontrá-lo, tendo várias perguntas sobre seu passado. Logan quer saber por que Bucky o libertou, e por que Bucky estava no Programa Arma X, para começar.

Deve-se notar que o próprio Bucky foi sequestrado e fez uma lavagem cerebral também pelo governo russo e também foi treinado para ser uma arma viva como o Soldado Invernal. Infelizmente, a razão pela qual Soldado Invernal optou por liberar Wolverine permanece ambígua, pois uma revelação ainda maior a obscurece.

Uma vez que Logan encontra Bucky, Bucky assume que Wolverine está buscando vingança contra ele. Isso ocorre porque o Soldado Invernal foi encarregado de matar a esposa e o filho por nascer de Wolverine, com seus assassinatos que levaram Wolverine a céu aberto, permitindo que a Arma X o apreendesse e experimentasse com ele em primeiro lugar.

Embora a razão específica pela qual Bucky tenha escolhido libertar o Wolverine mais tarde ainda seja um mistério, há potencialmente algumas opções. Talvez os manipuladores do governo de Bucky quisessem terminar seu relacionamento com a Arma X e desejassem ver o fracasso.

Ou, talvez, este fosse um exemplo de Bucky resistindo à sua programação de Soldado Invernal, libertando de alguma maneira o homem que outrora havia cometido um erro grave, independentemente de ele estar sob ordens ou não. De qualquer forma, Bucky é uma peça crucial nas origens de Wolverine.

Se Bucky não tivesse feito o que ele fez (os assassinatos e a libertação de Logan, independentemente do motivo), Logan nunca teria encontrado seu caminho para os X-Men e se tornaria o herói que ele é agora. Além disso, é uma grande simetria poética ter um personagem que resistiu à lavagem cerebral em uma arma viva sendo auxiliado por outro em uma posição semelhante, os quais acabaram se tornando alguns dos maiores super-heróis do Universo Marvel.

Sair da versão mobile