Quando se trata de super-heróis, poucos personagens são mais diferentes do que o Homem-Aranha e Wolverine. Peter Parker é um jovem nerd e inseguro que luta contra o crime com piadas e teias.
Logan é um homem selvagem que corta seus oponentes com garras de Adamantium. Enquanto os dois trabalharam juntos em muitas equipes de super-heróis e até trocaram de corpo em um ponto, ninguém jamais confundiria um com o outro.
É por isso que pode ser um choque saber que quando Wolverine apareceu pela primeira vez, seu co-criador Len Wein pensou que ele deveria ser um adolescente superpoderoso semelhante ao Homem-Aranha!
A origem de Wolverine nos quadrinhos
Embora isso pareça ridículo, os leitores precisam perceber que quando Wolverine apareceu pela primeira vez em O Incrível Hulk #180, ele ainda era um quadro em branco. Além de seu nome, fantasia e garras, realmente não havia muito que os leitores sabiam sobre o super-herói – o que significa que o personagem poderia evoluir em várias direções diferentes.
Notavelmente, como Wolverine nunca tirou sua máscara em sua primeira aparição, as pessoas nem sabiam como ele realmente era ou quantos anos ele tinha. Wein afirmou que originalmente achava que Wolverine deveria ser um adolescente com força, velocidade e agilidade sobre-humanas, muito parecido com um certo herói lançador de teias.
Além disso, as garras de Wolverine foram originalmente destinadas a sair de suas luvas e não de suas mãos – assim como a teia do Homem-Aranha não foi produzida do corpo de Peter Parker (pelo menos não originalmente), mas veio de atiradores de teia artificiais. A identidade mutante de Wolverine e o esqueleto de Adamantium também não foram estabelecidos quando ele apareceu pela primeira vez, deixando sua identidade muito aberta à interpretação.
Aos poucos, porém, escritores e artistas começaram a transformar o personagem em alguém muito diferente do Homem-Aranha. Quando Wolverine apareceu novamente nos quadrinhos dos X-Men, o artista David Cockrun desenhou o rosto desmascarado de Wolverine como um homem de quarenta e poucos anos, sugerindo alguém com mais experiência e maturidade.
Cockrun também desenhou o penteado único de “chifres do diabo” de Wolverine, que ajudou a influenciar a personalidade astuta e perigosa de Wolverine.
Uma vez que ficou estabelecido que as garras de Wolverine eram parte de seu corpo e não ferramentas artificiais em suas luvas, no entanto, o personagem realmente decolou. O Adamantium em suas garras foi posteriormente estendido para incluir todo o esqueleto de Logan, que por sua vez inspirou uma história de fundo cheia de dor e trauma.
Wolverine não poderia mais ser considerado nem remotamente como o Homem-Aranha. Em vez disso, as peculiaridades de diferentes criadores de quadrinhos tornaram o passado e a personalidade de Wolverine ainda mais sombrios e ousados.
Hoje, parece inconcebível que Wolverine pudesse ter acabado como qualquer coisa, exceto o anti-herói rude e perigoso que os fãs conhecem. Como qualquer bom personagem de quadrinhos, no entanto, a aparência, personalidade, poderes e história de fundo de Wolverine passaram por várias evoluções antes de chegar a uma versão que os leitores agora aceitam como o “verdadeiro” Wolverine.
Mesmo assim, é estranho pensar o que teria acontecido se algumas das ideias originais do Wolverine de Len Wein entrassem no cânone da Marvel.
Os leitores seriam tão receptivos a Wolverine se ele acabasse sendo um adolescente brincalhão que poderia perder suas armas mais perigosas simplesmente perdendo as luvas?
No cinema, Hugh Jackman interpretou o Wolverine. O ator se aposentou do personagem em Logan, de 2017.