Vingadores: Ultimato criou muitos mistérios por conta da viagem no tempo. Fãs da Marvel chegaram a cogitar que mais de uma realidade alternativa foi criada com os eventos do longa do MCU.
Uma delas foi a de Loki, que foge com o Tesseract em Os Vingadores, de 2012. Na série do personagem no Disney+, a Marvel toca no tema.
Muitos fãs achavam que as viagens do herói e a volta do Capitão América teriam aberto a porta do multiverso. Existe a discussão se Steve Rogers volta para a mesma linha do tempo ou para uma alternativa.
Loki apresenta a Autoridade de Variância Temporal (TVA – ou AVT), criada pelos Guardiões do Tempo. Lá, é explicado que essas entidades protegem a Linha Sagrada do Tempo.
O personagem de Thor, então, é levado a um tribunal. Loki deve responder ao crime de tentar criar uma nova linha do tempo.
Nesse momento, a Marvel dá a resposta sobre o mistério de Vingadores: Ultimato.
Resposta na Marvel
Loki responde pelo crime dele culpando os Vingadores. O personagem tem o mesmo pensamento de muitos fãs.
O Deus da Mentira aponta que os Vingadores são os reais criminosos. Afinal, eles viajaram no tempo e podiam ter criado novas linhas temporais.
A juíza interrompe Loki e afirma que a ação dos Vingadores não é errada. A personagem explica que a viagem no tempo de Vingadores: Ultimato era esperada e faz parte da Linha Sagrada do Tempo.
Com isso, a Marvel termina com essa discussão. Tudo que aconteceu em Vingadores: Ultimato também foi feito para salvar essa linha do tempo, com a benção dos Guardiões do Tempo.
Dessa forma, fãs podem agora ter certeza que o Capitão América pode estar em uma espécie de loop temporal. Mas, lógico, tudo acontece como a TVA quer.
Vingadores: Ultimato e Loki estão no Disney+.