O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) tem um histórico sólido quando se trata de escolher seus heróis. Eles assumiram grandes riscos, incluindo a escolha de Robert Downey Jr. como Homem de Ferro e a seleção de Chris Hemsworth e Tom Hiddleston, relativamente desconhecidos na época, para interpretar Thor e Loki.
Posteriormente, até a decisão de escolher atores de comédia como Chris Pratt e Paul Rudd para interpretarem o Senhor das Estrelas e o Homem-Formiga parecia estranha a princípio, mas provou ser a escolha certa.
Após a Saga do Infinito, no entanto, a Marvel Studios precisava reconstruir o MCU, o que significou a introdução de novos personagens para a Saga do Multiverso.
Desde o início da Saga do Multiverso em 2021, a Marvel Studios introduziu vários novos nomes no MCU. Alguns deles estrearam em projetos próprios, como Shang-Chi, Eternos, Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel e Mulher-Hulk.
Enquanto isso, outros fizeram parte de equipes, seja como personagens de apoio em suas histórias atuais ou como preparação para o futuro na franquia.
Nos últimos anos, no entanto, a Marvel Studios caiu em uma tendência de elenco que está se tornando cada vez mais problemática.
Devido ao seu sucesso e popularidade, a Marvel Studios conseguiu atrair estrelas de renome para seus projetos.
Na Saga do Infinito, eles conseguiram garantir a participação de atores como Jeff Bridges, Kurt Russell, Josh Brolin, James Spader e Robert Redford para interpretar vilões.
Michael Douglas, Michelle Pfeiffer, Chadwick Boseman e Brie Larson, por outro lado, passaram a interpretar heróis.
Com reputações estabelecidas em Hollywood, é compreensível que a Marvel Studios queira escolher atores conhecidos para atrair mais espectadores para assistir a seus filmes e programas de TV.
Embora o MCU já seja uma das franquias mais populares do mundo, não custa nada atrair os espectadores que não estão envolvidos no universo dos super-heróis.
Trazer alguém que já seja conhecido em Hollywood pode ajudar nesse sentido.
Aqueles que não seguem particularmente a franquia podem ter inclinação para assistir aos filmes do Homem-Formiga porque são fãs de Douglas e Pfeiffer, ou assistir Eternos porque apresenta um elenco de peso, com Angelina Jolie e Salma Hayek.
Atores de peso trazem limitações
Escolher atores estabelecidos tem suas vantagens e serviu bem ao MCU na Saga do Infinito. No entanto, também tem suas desvantagens, que estão se tornando cada vez mais evidentes na Saga do Multiverso.
Uma das várias desvantagens de trazer rostos reconhecíveis para a franquia é que isso essencialmente limita o uso de trajes típicos de super-heróis, como máscaras e capacetes. Gi’ah de Emilia Clarke em Invasão Secreta é o exemplo perfeito disso.
Como uma Skrull metamorfa, ela desejava viver livremente em sua própria pele. No entanto, ela mal estava em sua forma alienígena em Invasão Secreta, pois esconder Clarke teria acabado com um dos propósitos de escalá-la para o papel.
Nas fases anteriores, os heróis mais proeminentes do MCU, como Homem de Ferro e Capitão América, raramente usavam suas máscaras ou capacetes – mesmo que fossem elementos significativos de seus trajes.
A Marvel Studios encontrou uma maneira de mostrar o rosto de Downey quando ele usava a armadura do Homem de Ferro, mostrando-o enquanto ele resolvia problemas por dentro.
Chris Evans eventualmente abandonou a máscara. Ms. Marvel parece estar seguindo essa tendência, com Kamala Khan abandonando a máscara que usava em seu programa em As Marvels.
Enquanto isso, Gavião Arqueiro e Kate Bishop nunca usaram máscaras no MCU, embora o façam nos quadrinhos.
Com isso, o fato de terem atores mais conhecidos no elenco impede de adotarem um visual mais próximo aos quadrinhos.