Personagens femininas em filmes dirigidos por homens comumente são objetificadas e os longas-metragens do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) não são exceção. Por anos, a Viúva Negra foi retratada sob esse olhar masculino, apesar disso, os fãs reclamam que são os homens que aparecem muito sem camisa nos filmes.
Victoria Alonso, vice-presidente executiva de produção na Marvel Studios, reclamou sobre uma cena de Homem de Ferro 2, em que Tony Stark olha para fotos da Viúva Negra com roupas íntimas e diz, “eu quero uma”.
“Isso me incomodou na época e me incomoda agora. Lembro-me de pensar: ‘Ela não é uma coisa’. Mas quão apropriado: o mundo vê uma mulher sexy e pensa que, porque ela é bonita, isso é tudo que ela tem para dar”.
Apesar de objetificações como essa, Alonso revelou que o estúdio recebe mais reclamações sobre como os filmes do MCU objetificam homens e não mulheres. Ela cita especialmente as cenas de personagens sem camisa.
Dois pesos e duas medidas
Em artigo publicado (via CBR), Alonso nota que essas reclamações estão mais relacionadas à misoginia do que, de fato, a uma suposta predominância de objetificação masculina.
“É justo presumir que qualquer crítica nesse sentido tem mais a ver com os dois pesos e duas medidas sexistas da sociedade do que com o fato de o estúdio ter um histórico pior com os homens do que com as mulheres”.
Ao menos sabemos que Viúva Negra, que chega aos cinemas em 8 de julho, e no Disney+ em 9 de julho, evitará sexualizar as personagens femininas, visto que foi dirigido por uma mulher.