A Terra-616 na Marvel Comics é ostensivamente baseada em uma realidade semelhante à nossa, com sua própria cidade de Nova York e outras características análogas. Ela diverge claramente com todas as pessoas superpoderosas voando e correndo e as ameaças sem fim que colocam a Terra em jogo.
Mas uma dessas estranhas semelhanças com a vida real é um popular programa de TV de zumbis, assim como nossa Terra, só que não é chamado de The Walking Dead.
The Walking Dead, de Robert Kirkman, Charlie Adlard e Tony Moore era um conto extremamente popular e sombrio de sobreviventes do apocalipse zumbi que refletia mais sobre a natureza monstruosa da humanidade à beira do precipício do que a praga carnívora de monstros que se apoderou do mundo.
A adaptação para a TV também cresceu com popularidade no meio de um renascimento zumbi que mostrou as criaturas mortas-vivas em muitos filmes, programas e quadrinhos. Só faz sentido que uma história em quadrinhos popular também existisse no universo simulacro da Marvel Comics.
Uma frase descartável em Iron Fist: Heart of the Dragon #1, de Larry Hama e David Wachter, apontou que “Stalking Dead” é um seriado popular no Universo Marvel.
Era uma fala projetada apenas para informar aos personagens que decapitação ou quebra de cabeça é a única maneira de derrotar ninjas zumbis. Mas incluí-la traça paralelos interessantes com a Marvel Comics e o mundo real.
The Walking Dead no universo da Marvel
Embora existam outras semelhanças aleatórias que os escritores acrescentam de tempos em tempos, adicionar uma imitação de uma história em quadrinhos a um universo de quadrinhos com sua própria história repleta de heróis é uma escolha única.
Por que um mundo com batalhas campais quase constantes fora das janelas de Nova York precisa de uma distopia fictícia com zumbis?
The Walking Dead é popular em nossa Terra porque é um mundo identificável, mas também mais sombrio do que o nosso. A fuga pela ficção permite que as pessoas evitem a feiura em nosso próprio mundo e desfrutem de um universo fictício com seus próprios problemas.
A ficção do apocalipse está em alta há algum tempo e reflete uma realidade sombria. Se o mundo real começar a parecer ligeiramente distópico, a ficção se desviará ainda mais para um território sombrio como um veículo para analisar nossos tempos difíceis.
The Walking Dead funcionou melhor quando seus personagens reagiram como uma pessoa normal faria quando confrontada com circunstâncias impossíveis e escolhas de estômago embrulhado entre a vida e a morte.
Talvez os habitantes do universo da Marvel Comics precisem de um desvio do cerco constante contra a Terra por seres com poderes rivais de deuses e resolvidos a dizimar a humanidade.
Um programa de TV apocalíptico de zumbis seria agradável em comparação com o Rei de Preto inundando as ruas com uma nuvem de parasitas e dragões com a intenção de dominar a Terra. Um pouco de diversão em uma série igualmente sombria seria um alívio bem-vindo para a ansiedade de viver no universo da Marvel Comics.
The Walking Dead retorna com novos episódios em fevereiro.