Vingadores 4 provavelmente marcará o fim do Capitão América, algo indicado por Chris Evans em suas redes sociais e pelo fato de seu contrato ter chegado ao fim. Ainda há, no entanto, possibilidades de que ele sobreviva de alguma forma ao filme.
Vingadores: Guerra Infinita | Vilão da Ordem Negra quase teve armas diferentes no filme
Pensando nisso, decidimos falar sobre os possíveis futuros do personagem e quais rumos podem ser adotados pela Marvel nesses próximos anos. Além disso, é preciso lembrar sobre as séries sendo desenvolvidas para o serviço de streaming da Disney, incluindo uma sobre o Falcão e o Soldado Invernal, o que abre ainda mais possibilidades.
Chris Evans estende seu contrato
Uma possibilidade é que a Marvel Studios e o próprio Chris Evans estejam nos enganando sobre o fim do Capitão América. Sim, o ator já se despediu do papel nas redes sociais, mas tudo pode ser uma jogada de marketing para nos despistar e, ao fim de Vingadores 4 ele pode continuar vivo.
Não apostaríamos nisso, mas não foge muito de uma possível realidade, até porque nenhum filme com o ator ainda foi confirmado e, a menos que ele apareça somente em um próximo Vingadores, roteiristas, diretores, ou mais membros da equipe já teriam sido contratados.
Briga pelo Escudo
Com a série de televisão sobre o Falcão e Bucky Barnes em desenvolvimento para o serviço de streaming da Disney, é possível que vejamos uma história sobre quem irá suceder Rogers como o Capitão América. Em outras palavras, a série seria um tipo de história de origem da nova versão do herói, servindo como reintrodução do personagem no MCU.
Isso obrigaria os fãs a assistirem a série (e assinarem o serviço da Disney), mas não seria uma manobra tão surpreendente da companhia, considerando o quanto está investindo nessa plataforma.
Desaparecido
Essencialmente não sabemos nada sobre Vingadores 4. O filme é uma grande incógnita que pode, ou não, reverter os acontecimentos de Vingadores: Guerra Infinita. Dito isso, há muitas teorias circulando por aí e algumas delas envolvem viagens pelo Reino Quântico. Assim sendo, é possível que o Capitão América acabe ficando preso por lá por um tempo, talvez se sacrificando para manter Thanos preso nessa dimensão paralela.
Outra possibilidade é que Steve pode levar Thanos para outro lugar ainda não apresentado, ou ser “sequestrado” pelo vilão, ou até mesmo pelo Caveira Vermelha, que pode aparecer de surpresa novamente, como o fez em Guerra Infinita.
A abordagem James Bond
Claro que não podemos descartar a possibilidade de uma troca de ator, uma abordagem similar aos filmes do James Bond. Sim, a imagem do Capitão América nos cinemas foi atrelada à de Chris Evans, mas nenhum ator é maior que o herói dos quadrinhos, então nada impede que outra pessoa o interprete. Se alguém é capaz de vender isso, esse alguém é Kevin Feige.
Afinal, Superman e Batman já trocaram de atores algumas vezes e isso nunca atrapalhou o sucesso dos filmes deles, portanto, o Capitão América certamente “sobreviveria” uma transição desse tipo. A grande questão é: quem poderia viver o personagem depois de Evans?
Steve Rogers: Diretor da SHIELD
Nada impede que Steve Rogers assuma um papel mais nos bastidores, sem enfrentar os bandidos frente a frente. O herói pode acabar se tornando o novo diretor da SHIELD, ou algo assim, o que limitaria bastante sua participação em futuros filmes da Marvel, mas que ainda garantiria a permanência de Chris Evans no papel.
Com isso, o ator poderia fazer umas pontas em certos filmes do estúdio, sem ter de se comprometer muito ao papel, como fez nos últimos anos. Isso daria a ele espaço para trabalhar em outros projetos, como já demonstrou interesse no passado.
Preso no passado
Voltamos às teorias envolvendo Vingadores 4. Uma das mais fortes é de que o filme terá viagens no tempo, rumor fortalecido por diversas fotos do set. Com isso, é possível que Steve Rogers acabe ficando preso no passado, possivelmente retornando ao seu próprio tempo – ainda que isso possa causar sérios problemas de continuidade a longo prazo. Com isso, ele poderia até se reunir com Peggy Carter, algo que serviria como um bom fim para o personagem, mesmo que momentaneamente.
Aliás, ver aventuras do Capitão América em meio à Guerra Fria seria, no mínimo, interessante.
Vingadores 4 | Sebastian Stan rebate acusações de que teria revelado spoiler do filme