A Marvel pode sofrer uma grande perda em próximos lançamentos. A China pode banir Os Eternos, com Angelina Jolie, e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
A situação é delicada para o MCU uma vez que o estúdio costuma ter boas performances fora dos Estados Unidos. A China costuma ser o segundo maior mercado.
Os lançamentos de Os Eternos e Shang-Chi no país são fundamentais. Outro ponto para isso é a retomada dos cinemas na pandemia do coronavírus (covid-19).
Para um filme ser exibido na China, o governo local precisa aprovar. O canal CCTV6, que está sob o ministério de propaganda, listou oito dos 10 filmes da Fase 4 do MCU como próximos grandes lançamentos locais.
A Variety afirma que Os Eternos e Shang-Chi foram deixados de fora. Não há confirmação do banimento dos filmes da Marvel, mas já existem fortes indícios de que esse é o primeiro passo para isso.
Polêmicas na China
Os Eternos é o maior alvo do governo local por causa da diretora Chloé Zhao. A cineasta já teve Nomadland cortado dos cinemas do país por conta de comentários antigos da famosa sobre a situação do local.
Quando Zhao venceu o Oscar 2021 de Melhor Direção, o governo chinês não fez qualquer menção para ela. Vale lembrar que a cineasta foi a primeira do país a ganhar a estatueta.
Enquanto isso, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é atacado pela temática do filme. Na origem dos quadrinhos, o herói era filho de Fu Manchu, um vilão com caracterização racista do povo chinês.
Para o filme, a Marvel atualizou a história e colocou Shang-Chi como filho de Mandarim. Porém, o governo local vê o novo vilão apenas como uma atualização de Fu Manchu.
Além disso, a crítica local diz que Simu Liu e Awkwafina, escalados pela Marvel, não se encaixam no padrão de beleza da China. Ao mesmo tempo, Tony Leung sofre retaliação assim como a diretora de Os Eternos, Chloé Zhao.
Sem a China, o filme com Angelina Jolie e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis podem começar com uma bilheteria menor do que o esperado na Marvel.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem previsão para setembro de 2021. Já Os Eternos, com Angelina Jolie, tem estreia marcada para outubro de 2021.