Um dos filmes mais aguardados da Fase 4 do MCU é Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O longa celebrou recentemente o lançamento de seu primeiro trailer oficial, que também revelou o visual da personagem de Awkwafina. A atriz e rapper interpreta Katy, uma das melhores amigas do protagonista, e vem sendo criticada na internet por uma suposta apropriação cultural.
Awkwafina é conhecida principalmente pelos filmes 8 Mulheres e um Segredo e Podres de Ricos, além da série semi biográfica Awkwafina Is Nora from Queens, mas começou sua carreira na indústria do entretenimento como rapper, chegando a viralizar alguns vídeos nas redes sociais.
Do início de sua carreira ao ápice da fama, Awkwafina adotou uma maneira bastante característica de falar, com um sotaque normalmente associado à população afro-americana. Após “mudar de voz” com o aumento de sua popularidade, a atriz passou a ser acusada de apropriação cultural.
O site TheThings falou tudo sobre o assunto; confira abaixo e tire suas próprias conclusões.
A polêmica da estrela de Shang-Chi
A atriz e comediante Awkwafina vem sendo criticada na internet por seu “sotaque” em papéis mais antigos. A polêmica acontece em meio ao lançamento de dois de seus projetos mais recentes: a 2ª temporada da série Nora From Queens e o trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Usuários do Twitter detonaram a atriz da Marvel após uma fala recente de Awkwafina sobre sua resistência em utilizar sotaques que correspondem ao estereótipo asiático em suas performances.
“Eu já desisti de audições quando o diretor simplesmente mudou de ideia e me pediu para falar com sotaque. Eu me recuso a fingir sotaques. A maioria dos meus personagens são reais, e o fato delas serem asiáticas não costuma fazer parte de suas narrativas”, comentou a atriz em uma entrevista à Vice.
“Não acho legal alguém escrever a experiência asiática para um personagem asiático. Acho isso irritante. Nunca participo de testes quando sinto que estou praticando um estereótipo negativo sobre o nosso povo”, concluiu a atriz.
Como resposta, a atriz foi bastante criticada por se apropriar do AAVE – African American Vernacular English –, um padrão de fala associado principalmente à população afro-americana de áreas urbanas.
“Eu trato a Awkwafina como trato a Miley Cyrus. Estou feliz por você ter se encontrado, mas ainda lembro do seu ‘blaccent’ e de como você o descartou quando não te servia mais”, comentou um usuário do Twitter.
“Blaccent” (sotaque negro em tradução ao pé da letra) também é associado ao padrão de fala da população urbana negra dos Estados Unidos.
No passado, vários veículos de mídia fizeram uma correlação entre o “blaccent” de Awkwafina à sua adolescência no bairro de Queens, em Nova York. Mesmo assim, a atriz ainda foi criticada por sua falta de autenticidade.
“A dependência dela nos estereótipos da população negra é bastante irônica, especialmente pelo fato dela entender o quão problemáticos podem se tornar esses aspectos para uma comunidade de minorias”, explicou o site Fenestella.
Até o momento, Awkwafina não se pronunciou sobre as acusações. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis estreia em 2 de setembro.
Clique aqui para assinar o Disney+ e assistir aos filmes da Marvel.